Noni

Benefícios do Noni

Morinda citrifolia, normalmente conhecida por Noni (da língua havaiana),  é uma pequena árvore da família das rubiaceae, originária do sudeste asiático.

Noni possui variadas virtudes medicinais e terapêuticas. Na China, Japão e Tahiti, várias partes da árvore (folhas, flores, frutos e tronco) servem para tratamento da febre, tratamento dos olhos e problemas da pele, gengivite, constipação, dores de estômago, ou dificuldades respiratórias.

Na Malásia, as flores aquecidas desta planta aplicadas no peito, curam a tosse, náusea e cólicas. Nas Filipinas, é extraído o sumo das folhas como tratamento para a artrite.

 A fruta é também usada como champô na Malásia, que ajuda no combate aos piolhos.

Na  Indochina, o fruto aplica-se no tratamento da asma e disenteria. Para uso externo, o fruto é descascado, esmagado, misturado com sal e depois aplicado em fraturas de ossos. No Havaí, o fruto maduro é aplicado em furúnculos para extrair o pus. O extrato de fruta também pode regular a menstruação ou dificuldades urinárias.

Nos Estados Unidos e Canadá, noni é anunciado como produto dietético.

A descoberta do Noni

Em 1957, o Dr. Ralph Henicke descobriu no fruto um componente chave, a peridoxina, que é um elemento muito importante como precursor da Xeronina, que ajuda o organismo a melhorar a própria capacidade regenerativa de todas as células activas.

A xeronina é uma enzima que estimula a redução da pressão arterial elevada. Esta enzima melhora ainda a função da tiróide e timo, levando o sistema imunitário a produzir linfócitos T. Esta planta, praticamente desconhecida em Portugal, contém ainda escopolamina e escopoletina, dois alcaloides com ação na regulação do sistema nervoso, com efeito antiarrítmico, antiemético e antivertiginoso. 

A carência da Xeronina, como de tantos outros elementos, pode originar a doença, o cansaço, a degradação do estado de saúde e alterar o sistema imunitário. O Noni é rico em elementos essenciais, contém vitaminas, minerais, enzimas, oligoelementos e esteróis. Descobriu-se que o Noni contém um espectro inteiro de aminoácidos, que faz dele uma perfeita fonte de proteínas. A capacidade de reduzir a inflamação das articulações e de estimular o sistema imunitário, captou a atenção da moderna comunidade científica.

A noni contém antraquinonas com ação sobre o cancro do pulmão e cólon.

Um dos seus destaques vai para o damnacantal, uma antraquinona citotóxica com ação em vários tipos de cancro, nomeadamente, o colo-retal.

É rica em vitamina C

O ácido ascórbico presente na noni é fonte de vitamina C, ótima para o tratamento de inflamações da pele. Além disso, estimula a produção de colagénio, retardando o envelhecimento precoce. Ela também protege contra bactérias e doenças infecciosas, principalmente gripes e resfriados. O noni tem propriedades nutricionais jamais vistas em outra fruta. É uma boa fonte de proteínas e fibras dietéticas e rica também em vitamina A, ferro e potássio. 

É auxiliar no tratamento da asma

A fruta possui alto teor de acubina e asperulósido, considerados antibióticos naturais. Além disso, é rica em betacaroteno, que tem ação antioxidante e, segundo estudos, está associada à redução das taxas de problemas respiratórios como a asma.

Estudos científicos

Segundo um estudo realizado pelo Serviço de Anestesiologia da Universidade de Medicina de Thammasat, na Tailândia, a ingestão de noni reduz as náuseas e vómitos no período pós-operatório.

Os pacientes receberam doses de 50 mg, 300 mg e 600 mg de extrato seco de noni uma hora antes da cirurgia ou placebo. A dose que produziu melhores resultados foi a de 600 mg. Nos restantes intervalos de tempo, os efeitos foram semelhantes em todos os grupos, de acordo com o Journal of The Medical Association of Thailand, com base num estudo divulgado em 2010.

Os benefícios desta planta para a saúde são evidentes:

– É imunoestimulante, sendo um aliado no tratamento da diabetes, com especificidade para a hiperglicemia agravada pelo stress.

– É um relaxante muscular, reduz o stress e melhora o sono.

– Previne e é coadjuvante no tratamento de vários tipos de cancro.

– É útil no alívio de dores do estômago e azia, no tratamento de náuseas, tonturas e vómitos do pós-operatório.

– É um protetor neuronal em doenças neurodegenerativas e na isquémia cerebral. Estimula a atividade cerebral e memória.

– É usado no tratamento da hipertensão.

– Tem propriedades analgésicas, antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais.

Vários estudos têm demonstrado que o consumo de noni é muito seguro e não tem quaisquer efeitos hepatotóxicos.

 

 Composto por Elisabete Milheiro

Fonte: http://solucaoperfeita.com/magnesio/beneficios-noni