Como Recuperar Doenças Cardiovasculares

Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte. Mas não é por esse motivo que a primeira palestra sobre doenças crónicas são as doenças Cardiovasculares. Na verdade, desde a unha do pé ao cabelo da cabeça, todas as células dependem do bom funcionamento deste sistema.

O funcionamento normal do corpo humano depende do bom funcionamento dos triliões de células que o compõem. Cada uma necessita de ser abastecida de oxigénio; de reposição de informação, e de nutrientes essenciais ao desempenho, de suas funções. Como não podem deslocar-se até aos pontos de abastecimentos, que seriam as vias respiratórias, para carregar o oxigénio, ao cérebro buscar a informação, e ao sistema digestivo carregar os nutrientes, as células são totalmente, dependentes de um sistema que as abasteça: o sistema circulatório.

 Assim as artérias, as veias e os vasos capilares  são as vias pelo qual TUDO chega as células. O  sangue é um complexo meio de distribuição  encarregado de fazer chegar a cada uma dos dez  triliões de células a informação e os nutrientes  que cada uma necessita, para contribuir para a      saúde alegria e bem-estar. É uma tarefa  extremamente complexa, pela extensão dos  tecidos a irrigar.

Calculou-se que a superfície dos tecidos do corpo humanos, uma vez estendidos, teria uma extensão de 200 hectares, superfície equivalente à de 400 campos de futebol. A tarefa torna-se muito mais complexa, uma vez que o comprimento dos vasos disponíveis para a irrigação, colocados em fileira, atingiria 100 000 km e a quantidade de sangue atinge, apenas, 6 a 7 litros. Para que a irrigação e, por conseguinte, a informação e nutrição de todos os tecidos orgânicos possa efetuar-se corretamente, o sangue deve atravessar toda a rede de canais do sistema circulatório de maneira rápida e constante. A mais pequena falha, põe em risco o abastecimento das células, podendo ser fatal.

 O coração é o órgão responsável por assegurar a circulação do sangue. É a bomba que mantém em constante movimento a massa sanguínea, através de toda a rede de vasos do sistema circulatório. Se tivermos em conta que o sangue não gasta mais de um minuto para percorrer todo o organismo, ou seja seis litros por minuto, o mesmo que nove toneladas de sangue por dia. Para que este fluxo seja permanente, o coração conta com a ajuda dos vasos sanguíneos. Tanto as artérias como as veias, assim como os capilares que irrigam as células e tecidos, são uma POWER TEAM que através do constante movimento de dilatação e contração auxiliam a aspiração e expulsão do sangue. A elasticidade das veias e artérias e dos capilares é vital no auxílio do trabalho do coração. O bom estado vascular, é condição indispensável para o bom funcionamento do corpo como um todo. Na verdade, desde a unha do pé ao cabelo da cabeça, todas as células dependem do bom funcionamento deste sistema. O coração e todo o sistema de irrigação, garantem uma boa qualidade de vida, quando se encontram em bom estado de laboração.

 No sangue encontra-se todas as substâncias  nutritivas necessárias para a organização e  atividade das células – desde o Precioso oxigénio  até as vitaminas e minerais, juntamente com a  informação, indispensável para a ação da célula.  Sabemos também que além destas funções ainda  faz a receção das toxinas produzidas pelas células,  e transporta-as até aos órgãos excretores, para  serem eliminadas.

Mas hoje a Neuro cardiologia, nas suas constantes investigações através da moderníssima tecnologia de ponta, mostra que a informação que é dada a célula, são na verdade o fator primordial para uma vida saudável alegre e feliz. Por outras palavras o sangue não é somente aminoácidos minerais vitaminas e oxigénio ele é alegria ou tristeza, amor, raiva, ressentimento, júbilo ou frustração. Essa informação transportada no sangue juntamente com os nutrientes e oxigénio resultam na vida que cada um de nós usufrui.

Assim é fácil perceber que quando a circulação sanguínea é feita de forma lenta, devido aos mais variados fatores as células alem de perderem o contacto informativo entram em carência, e asfixiam por insuficiência de oxigénio. Sem alimento e carente de informação, desempenhando o seu trabalho de forma precária, intoxicando-se nos seus próprios resíduos.

Quando a diminuição do fluxo é devido a um problema local, a lesão limita-se ao tecido ou ao órgão, como será explicado na palestra, poderá ser de variadas causas. Se a interrupção englobar, algo mais abrangente, porá em risco a vida do individuo.

Esta dependência do sistema cardiovascular, por parte de todos os órgãos do corpo, tanto para o funcionamento como para a sobrevivência, Mostra quanto é urgente compreender o seu funcionamento de uma forma simples e clara.

Como é que o sistema entra em deterioração?

Nada acontece de repente, tanto a doença como a cura é um processo. Para que algo se manifeste, é preciso que se semeie e se providencie as condições ideais para o bom desenvolvimento. – Até que a doença é uma anormalidade, que se consegue somente através da luta contra o fluxo natural da evolução. Sem envenenamento por um prazo perlongado, e resistência ao fluxo natural da vida, dificilmente se consegue adoecer. A não ser nas crianças que são vítimas do envenenamento de suas próprias progenitoras ou por informação imperfeita nos genes.

Antes de qualquer manifestação, é preciso passar por vários estágios de evolução, exibidos por diferentes tipos de incómodos e danos alertando para manifestações mais graves. Todos estes alertas são indicadores da necessidade de mudar a forma de viver e assim salvar o sistema circulatório e por conseguinte a vida.   

Como a informação é extensa, decidi dividir a informação sobre o Sistema cardiovascular em trechos curtos e fáceis de compreender. Reservado para a próxima semana a deterioração do sistema cardiovascular e a sua influência na qualidade de vida.

Horário Lisboa – 17:00h, Brasília – 15:00h, Luanda – 18:00h, Maputo – 19:00h, Praia (Cabo Verde) – 14:00h, Funchal – 17:00h, Ponta Delgada – 17:00h, Madrid – 18:00h

 

O acesso à sala e à palestra é gratuito, mas limitado ao número de participantes. Confirme agora entre na sala e marque a sua presença agora.

Sábado dia 8 de Novembro de 2014