10 coisas que a criança não deve ouvir!

 

Quantas vezes dizemos coisas às nossas crianças que acabam por marcar e transformar o futuro deles.

Aqui deixo algumas da muitas coisas que eles não deviam de ouvir, ao longo do seu crescimento:

  1.  Não rotule o seu filho de peste, chato, lento ou outro adjetivo agressivo, mesmo seja de brincadeira. Isso pode fazer com que ele se torne realmente isso.
  2. Não diga apenas sim. Os nãos e porquês são essenciais para o desenvolvimento da criança.
  3. Não pergunte à criança se ela quer fazer uma atividade obrigatória ou ir a um evento indispensável. Diga apenas que agora é a hora de fazer.
  4. Não mande a criança parar de chorar. Se for o caso, pergunte o motivo do choro ou apenas peça que mantenha a calma.
  5. Não diga palavrões. A criança vai repetir as palavras de baixo calão que ouvir.
  6. Não ria do erro da criança. Fazer piada com mau comportamento ou erros na troca de letras pode inibir o desenvolvimento saudável.
  7. Não diga mentiras. Todos os comportamentos dos pais são aprendidos pelos filhos e servem de espelho.
  8. Não diga que foi apenas um pesadelo e mande voltar para a cama. As crianças têm dificuldade em separar o mundo real do imaginário. Quando acontecer um sonho ruim, acalme seu filho e leve-o para a cama, fazendo companhia até dormir.
  9. Nunca diga que vai embora se não for obedecido. Ameaças e chantagens nunca são
    saudáveis.
  10. Nunca diga que não gosta da criança, só por que ela não faz o que você lhe pede. Isso pode fazer com que a criança comece a fazer as coisas para agradar e conquistar o amor dos adultos.

Embora sejam coisas que se dizem de uma forma inconsciente, mas devemos de estar atentos porque, muitas das vezes, são pequenas ações, e simples palavras que causam danos na percepção das crianças sobre a realidade, e o mundo que as rodeia.

É necessário criar um mundo onde a competição seja abulida, e que a criança possa crescer e aprender de uma forma natural, aquilo que ela precisa saber, sem ter de se tornar a melhor em tudo, porque só assim irá ter o amor e carinho dos pais e dos adultos.

Isabel Pato

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *