Quais as melhores fontes de Magnésio? Será que ainda conseguimos retirar Magnésio dos alimentos que consumimos no nosso dia-a-dia?

 

 Alimentos Ricos em Magnésio

Fontes de Magnésio:

  •  Frutas: Abacate, banana e uva.
  •  Verduras: beterraba, quiabo, batata, espinafre e couve.
  •  Grãos e derivados: Granola, aveia, farelo de milho e gérmen de trigo, grão de bico.
  •  Nozes e Sementes: Girassol, gergelim, amendoim, castanha.
  •  Agua do Mar
  •  Outros alimentos: soja, peixes, pão.

 

 

Magnésio no Organismo

O magnésio é absolutamente essencial à vida pois é necessário para os principais processos biológicos. É importante também para a estabilidade elétrica das células, manutenção da integridade da membrana, contração muscular, condução nervosa e controle do tônus vascular.

Magnésio nos alimentos

O Magnésio está amplamente distribuído nos alimentos, está para a Clorofila assim como o ferro está para a hemoglobina que compõem os nossos glóbulos vermelhos. Seu maior teor é encontrado nos grãos integrais, nas folhas verdes e na banana. Mas, devido a todos os processos pelos quais os alimentos passam (desde os adubos que são utilizados, até aos tratamentos que levam, passando pelo armazenamento e transporte dos mesmos), muitos dos seus benefícios são retirados, e um deles prende-se com a quantidade ou até ausência de Magnésio.

Carência de Magnésio

Há um déficit nutricional em todo o mundo devido o processamento dos alimentos, os grãos processados perdem mais de 80% do magnésio (com a remoção do gérmen e das camadas externas dos grãos). O Leite de vaca é pobre em Magnésio e riquíssimo em cálcio. Mas o Cálcio sem o Magnésio pode ser prejudicial ao nosso organismo.

O sal é dos alimentos mais ricos em Magnésio, mas uma vez refinado, todo o seu beneficio é retirado.

 

“Então o bom Deus esqueceu do magnésio nos alimentos? Não! Ele entregou o domínio da natureza perfeita ao homem racional. (…) O industrial visa a lucros e refina, retira o “sujinho” dos grãos de arroz e do trigo, o melaço escuro do açúcar. Do sal marinho, rejeita o magnésio, que umedece, o iodo, e mais 20 sais salubérrimos. Gaba-se do “progresso”, dos “alimentos brancos”… Desses 4 alimentos básicos, os mais consumidos no mundo, vende a bom preço esses “restinhos sujos” ao gado, para a sua saúde. Logo, sabe o que faz! No entanto, reserva para si o restante “bagaço branco” e, doente, corre à farmácia, pagando o cêntuplo por drogas ineficazes. Assim, o homem “fatura” nada menos que 50% das mortes por câncer…
O que fazer?

Compre a farinha de trigo cinzenta e não a branca, que é puro bagaço, e junte ainda farelo de arroz ou trigo.

Arroz, só descasque e não tire o farelo dourado, os sais da saúde.

Do açúcar, apenas evapore a água, pois o açúcar amarelo faz a saúde dos nordestinos e a nossa.

O sal saudável é o que se dá ao gado. Afine-o com uma garrafa sobre a mesa. Tem uns 10 minerais – é ótimo!”

Padre Beno Schor

Saiba mais sobre o magnésio clicando AQUI!

Partilha!