Bicarbonato de Sódio

O Bicarbonato de Sódio, na antiguidade era usado como sabão e fins de higiene, posteriormente foi usado como fermento para fazer pão e até aos dias atuais esse “pozinho branco” é considerado milagroso, pois sua versatilidade nos surpreende a cada dia e hoje você vai aprender algumas formas de usar.

Importante lembrar que para obter um melhor resultado, você deve comprar o bicarbonato na farmácia, pois assim terá a segurança de comprar um produto mais puro e menos industrializado.

 

Na higiene

Para as mulheres que sofrem de cândida ou sapinho vaginal, o bicarbonato pode ser a solução de todos os problemas. Após lavar bem seu aparelho intimido, dissolva uma colher de bicarbonato de sódio com algumas gotas de agua mineral e obtenha uma espécie de pasta, aplique-a na vagina com abundância, deixe agir por alguns minutos e enxague, evite secar com a toalha de banho, com delicadeza e usando papel higiénico retire o excesso da agua.

Para aliviar o mau cheiro do suor, faça a mesma coisa, após o banho, com bicarbonato e agua misturados obtenha uma pasta lisa e homogénea, depois aplique nas axilas, remova os excessos e pronto, nada de desodorizantes industrializados cheios de alumínios na composição, que mancham as roupas, provocam irritações entre tantos outros desconfortos.

 

Redução da CASPA

Dentro do seu shampoo de uso habitual, dissolva 3 colheres de chá de bicarbonato. Em seguida, lave seus cabelos normalmente, sem segredos, use essa solução enquanto durar a caspa, a tendência é que ela desapareça em duas semanas.

 

Esfoliante para o rosto

Para quem sofre de acne, essa receita é um verdadeiro milagre! No liquidificador junte meia xícara de aveia, duas colheres de bicarbonato de sódio e uma ampola de vitamina A. Bata no liquidificador até obter uma pasta homogénea, se necessário adicione algumas gotas de agua mineral, a fim de obter uma pasta mais liquida e fácil de ser usada como peeling. Em seguida, aplique em todo o rosto, fazendo movimentos circulares e esfoliando principalmente as zonas de maior concentração de acnes, use agua morna para remover o creme e após o tratamento use um hidrante da sua escolha.

Essa mesma receita, sem a aveia, você pode usar como mascara rejuvenescedora. Em vez de por no liquidificador, separe apenas o bicarbonato e a vitamina A, misture delicadamente até obter uma pasta firme, em seguida humedeça seu rosto e esparrame por toda a pele facial e deixe agir por 5 a 10 minutos, posteriormente lave abundantemente com agua morna. Essa receita é um refresco para pele cansada, suaviza, hidrata e ajuda a limpar espinhas e cravos.

 

Branqueador natural de dentes e controle do mau hálito

Lave os seus dentes normalmente com a pasta de dentes, depois com a escova molhada distribua bicarbonato de sódio sobre as cerdas e lave novamente a boca, esse procedimento feito diariamente vai ajudar no processo de clareamento dos dentes e se você sofre de mau hálito, dilua 1 colher de bicarbonato em 100 ml de agua e faça gargarejo, use essa solução como um elixir, os resultados são excelentes.

 

Tratamento natural para queimadura solar

Se você exagerou na praia e na piscina e neste momento se encontra “ardido”, dilua uma xícara de bicarbonato de sódio na banheira e imediatamente mergulhe seu corpo, o alivio será IMEDIATO. E para prolongar esse alivio, ao sair do banho, não seque o corpo, deixe-o secar naturalmente, pois assim manterá sobre a pele resíduos do bicarbonato, esses por sua vez, prolongarão a terapia e a sensação de alivio.

 

Para os homens

Se você tem uma certa sensibilidade na hora de se barbear e apresenta algum tipo de alergia a laminas, dissolva uma colher de bicarbonato em agua, banhe o seu rosto e depois faça a barba, após enxaguar com agua abundantemente, aplique novamente sobre a pele a solução de bicarbonato. A solução além de acalmar o ardor da pele em função da lamina, também deixa a pele macia e suave.

 

SPA Natural

Que tal um banho detox para relaxar no final do dia e devolver ao corpo suavidade? Numa banheira com agua morna, misture bicarbonato de sódio e vinagre de maçã e mergulhe, relaxe no seu spa caseiro, seu efeito é relaxante e desintoxicante, eliminando o cansaço e as impurezas da pele, proporcionando uma sensação de bem-estar e para ajudar deixará a sua banheira limpa e esterilizada!

 

Manchas na Axila?

Faça uma pasta com sumo de um limão e duas colheres de bicarbonato, misture tudo até obter uma pasta homogênea e cremosa, aplique nas axilas diariamente, principalmente nas regiões onde as manchas forem bem escuras, repita esse procedimento diariamente, além de clarear as manchas e em alguns casos remover totalmente, essa mistura neutraliza o odor da transpiração.

 

Limpeza Doméstica?

O bicarbonato de sódio pode ser usado como um abrasivo suave para a limpeza geral da casa. Para balcões de cozinha engordurados, utilize o bicarbonato com água. Misture 2 colheres de sopa para 500 ml de água, e coloque num borrifador. Pode acrescentar também umas gotinhas de limão para dar um cheirinho mais agradável. O bicarbonato também é eficaz para limpar banheiras e torneiras de metal.

 

Composição do bicarbonato

O bicarbonato de sódio é feito de um mineral branco ou transparente chamado natrão, um mineral de carbonato hidratado de sódio, com os elementos hidrogênio, oxigênio, sódio e carbono (NaHCO₃).

Fonte: http://ativistadanovaera.ning.com/group/cloreto-de-magnesio-p-a/forum/topics/bicarbonato-de-sodio-mil-e-uma-utilidades

Artigos relacionados:

Holler Box

Pin It on Pinterest

Share This