loader image

Glossário das Doenças

Cataratas

Costuma ver halos em volta das luzes dos automóveis, quando conduz de noite?

Talvez sofra de cataratas.

Se não for tratada a tempo, esta doença pode conduzir à cegueira.

A catarata atinge:

–  50% das pessoas que têm entre 65 e 74 anos;

–  70% das que têm mais de 75 anos.  

Quais são os sintomas?

–  Encandeamento.

–  Percepção de halos em volta das luzes.

–  Visão enevoada e/ou desfocada.

–  Distúrbios da visão nocturna.  

Quais são as causas físicas?

As cataratas provocam uma opacificação lenta, mas gradual, do cristalino. Este fenómeno parece estar associado, nomeadamente, a certas carências em anti-oxidantes (ver mais adiante). Existem vários tipos de cataratas, consoante a parte do cristalino que é afectada em primeiro lugar:

–    catarata nuclear;

–    catarata cortical (ou periférica);

–    catarata subcapsular.  

Quais são os factores psicológicos?

Pode ser incapaz de ver o futuro com confiança. Parece-lhe sombrio, sem alegria. Talvez esteja a centrar-se numa visão egocêntrica da realidade, para não ver certas coisas que lhe desagradam ou que o assustam, como o medo de envelhecer. Pouco importa que a cirurgia faça ou não faça milagres, o importante é que tire uma lição das cataratas.  

Como curar-se mais depressa

Oficialmente, o único tratamento eficaz consiste em retirar a sua lente (o cristalino) que está estragado, e substitui-la por uma nova, fabricada em plástico. No dia a seguir à operação, a sua visão já melhora muito. Talvez consiga ainda distinguir halos em volta das luzes, mas ao fim de algum tempo este fenómeno acabará por desaparecer. No entanto, desde as primeiras fases da doença, vale a pena experimentar as alternativas seguintes para retardar, ou até, evitar uma operação.  

Os melhores suplementos

—► Riboflavina (vitamina B2)

Segundo a descrição de casos provenientes da Universidade da Georgia (EUA), o uso desta vitamina provocou uma melhoria extraordinária nos 24 doentes estudados – e isto no prazo de 24 a 48 horas. Ao fim de 9 meses, toda a opacidade teria desaparecido! (Em 18 destes doentes, o cristalino não estava opacificado, enquanto que, em 6 destes, a catarata tinha-se desenvolvido totalmente.)

Serão necessários estudos em regime de duplo anonimato para confirmar o valor deste tratamento, mas, como não apresenta qualquer risco, haverá certamente interesse em tentar.

Utilização: Os doentes tomaram 15 mg por dia.

NOTA: Estes resultados surpreendentes poderiam explicar-se pelo facto de uma carência em riboflavina parecer ter interferência na formação das cataratas. (Ver a secção sobre a prevenção.)

—► Vitamina E

Num estudo em que participaram doentes atingidos precocemente por cataratas, estes receberam 100 mg de vitamina E (2 vezes por dia) ou um placebo. Ora os investigadores observaram que, no primeiro grupo, o aumento do tamanho das cataratas era nitidamente menor do que no grupo de controlo.

No âmbito deste estudo de curta duração, a vitamina E parecia proteger mais contra a catarata cortical do que contra a catarata nuclear. Utilização: Neste estudo, os doentes receberam 100 mg, 2 vezes por dia, durante 30 dias.  

Outras boas alternativas

—► Homeopatia

A homeopatia não pode fazer regredir a catarata. No entanto, pode travar-lhe a evolução. O remédio que se revelou mais capaz de produzir este efeito é o Secai Cornutum 5 CH.

Utilização: 3 grânulos, 3 vezes por dia, durante um longo período.

—► Osteopatia

Segundo Daniel Marchini, um médico osteopata, “a mobilização dos ossos das órbitas permite uma melhor perfusão dos olhos, combatendo deste modo a esclerose”.  

As melhores soluções psicológicas

—► Primeiras medidas importantes

– Pratique uma técnica de relaxamento para acalmar o stress e a angústia ligadas à perda de visão.

– Dirija o olhar para a sua luz interior, para questionar as suas certezas acerca de si próprio e dos outros. Ao “refrescar” a sua “visão” das coisas, poderá redescobrir a beleza do mundo. Simultaneamente, o futuro irá parecer-lhe mais sorridente, mais acolhedor.

—► Em estado de auto-hipnose (ver o capítulo 32), repita também a afirmação seguinte:

Mesmo que o futuro seja misterioso, ele pode ainda trazer-me muitas alegrias. Seja o que for que me aconteça, vejo os aspectos positivos da vida.  

Como prevenir as cataratas?

Se é um indivíduo em risco (hereditariedade, idade), pode, até certo ponto, prevenir as cataratas.

—► Tal como na prevenção de outras doenças, adopte uma alimentação muito saudável

Segundo um importante e recente estudo realizado com 2900 pessoas com idades compreendidas entre 49 e 97 anos (Blue Mountains Eye Study), as deficiências nutricionais afectam particularmente o núcleo do cristalino. No âmbito deste estudo, os investigadores observaram uma prevalência mais fraca:

–    de cataratas nucleares associadas a um maior consumo dos seguintes nutrientes: proteínas, vitamina A, niacina, tiamina e riboflavina;

–    de cataratas corticais associadas ao consumo de gorduras polinsaturadas.

—► Proteja os olhos da luz

–    Evite o mais possível a luz viva, em particular a do sol. Use sempre um chapéu, bem como óculos escuros, quando exposto ao sol.

–    Quando sentir os olhos fatigados, proceda do seguinte modo: Coloque as mãos sobre os olhos (mas sem exercer a mínima pressão sobre o globo ocular). Faça de maneira a que a luz não penetre através dos dedos. Mantenha-se assim durante cerca de 10 minutos, com calma.

 

De Glossário das Doenças, do Livro O FACTOR X – Como curar-se mais depressa, de ROBERT DEHIN & JOCELYNE AUBRY, Publicações Prevenção de Saúde.

Registe-se para receber as nossas novidades no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.