Gatos

Nossos queridos são delicados; nem pense em misturar uma colher de café da solução no seu patê, mesmo naquele seu preferido: eles vão amarrar a cara com um “snif” desdenhoso e preferirão se abster de comer, a cometer tal indignidade. Em caso de doença, o método forte se impõe: a seringa! Use uma seringa hipodérmica.
Segure seu gato pela pele do pescoço, levante-o ligeiramente ou mantenha-o firmemente imobilizado(depende do gato) e injete rapidamente o medicamento na sua garganta, pelo canto da boca. Lembre-se de mantê-lo ainda alguns instantes seguro até perceber que ele engoliu.
 
Nos casos de gatos que se oponham vigorosamente a qualquer ação deste gênero, melhor fazer o procedimento em duas pessoas: envolva o gato numa coberta ou uma toalha de banho grande, enrole várias vezes para não ser arranhado, mantenha-o apertado, deixando de fora apenas a cabeça, que a segunda pessoa vai segurar com uma mão e introduzir o medicamento com a outra.Posologia
– gato filhote: (10 cc respeitando o ritmo (uma a seis vezes por dia)
– gato adulto: 20 cc à uma colher de café por dose

Doença dos gatos jovens: Tifo
Por ser um vírus muito contagioso, é a doença mais mortal nos felinos não vacinados (e mesmo entre os vacinados). O método citofilático traz excelentes resultados, mesmo que aplicado tardiamente. Porém, evidentemente melhor os tratar desde os primeiros sintomas.

Uma ou duas colheres de café da solução cada 2 ou 3 horas no primeiro dia, depois 2 ou 3 vezes por dia conforme for melhorando, até o restabelecimento definitivo.

Gastro-enterite infecciosa
Também nessa doença o cloreto de magnésio faz maravilhas quando ministrado uma colher de café (duas, se o tratamento vier tardiamente) a cada 3 horas até a melhora dos sintomas; depois apenas uma colher de café 2 ou 3 vezes por dia até o completo retorno à normalidade.

Todas as outras doenças podem ser tratadas da mesma forma.

Autora: Marie-France Muller – doutora em Psicologia e Naturopatia
Capítulo 5 – págs 38 a 55 do livro Medicamentos suaves para animais para melhor curá-los e amá-los.
Editor – Jouvence Editions – France
Tradução livre: Nina Rosa Jacob

Testemunhos:

Neves / 27.03.2012

Usem cloreto de magnésio, até os meus gatos que tem asma crônica estão tendo melhoras com o tratamento.
Procurem saber mais sobre o cloreto de magnésio, é realmente maravilhoso.
Obrigado, espero ter ajudado em alguma coisa.

40 Comments

  1. myriam batista

    poxa dps q, passei a dar meus gatinhos nem se resfriam mais,olha é mil!eu dou com uma seringa coloco na garganta e espirro,eles bebem sem reclamar…bjússs ♥ boa sorte!!

    Reply
    • Rosemeire

      olá Miriam td bem! gostaria de dar para meus gatos eu não entendo a Posologia que pede aqui? qual é esta medida?
      – gato filhote: (10 cc respeitando o ritmo (uma a seis vezes por dia)
      – gato adulto: 20 cc à uma colher de café por dose
      e já me orientaram dar 2 ml na seringa agora estou na dúvida vc pode me orientar melhor como devo dar para meus gatos? obrigada.

      Reply
      • Helena Almeida

        Gostaria de saber se posso deixar de pôr o cloreto de magnésio na geladeira, não gosto de beber de manhã água gelada. Pode ficar fora?
        outra questão:
        posso por um bocado na água do meu gato?

        Reply
        • admin

          Olá Helena, o magnésio não precisa ficar na geladeira, apenas se quiser amenizar o sabor. Desde que guarde da luz solar. E no caso do seu gato, claro que sim, só pode ter benefícios. Obrigado

          Reply
    • Rosemeire

      Miriam como me informaram que 20 cc é o mesmo que 20ml achei muito por favor me oriente mlelhor pois preciso dar logo para meus gatos? estão sem voz (miado).

      Reply
    • Rosemeire Calvo

      olá Miriam td bem! estou enviando novamente minha pergunta que fiz em janeiro/2014 por favor gostaria de dar para meus gatos eu não entendo a Posologia que pede aqui? qual é esta medida?
      – gato filhote: (10 cc respeitando o ritmo (uma a seis vezes por dia)
      – gato adulto: 20 cc à uma colher de café por dose
      e já me orientaram dar 2 ml na seringa agora estou na dúvida você pode me orientar melhor como devo dar para meus gatos? qual a dosagem que você colocou na seringa para eu dar para meus gatos e cachorro. Obrigada e aguardo.

      Responder

      Reply
  2. António Shiva

    obrigado pelo comentário

    Reply
    • Gloria Salazar Manske

      Quero saber se é a mesma medida de cloreto de magnésio, ( duas colheres de sopa em um litro de água) Como se faz para as pessoas, também é ára os animais? Obrigada!!!

      Reply
  3. Cristina Urquiola

    Faço uso do CM desde abril/13. Eu e meus cães. É um absurdo tudo de bom o que esse santo mineral tem feito em nós! Eu me uso como cobaia para diversos usos tópicos, até como colírio para curar conjuntivite alérgica que tive no inverno….e deu certo! Meu cão com artrose nem mais condroton eu compro….ele é outro!! E meu bolso também..rs. Como eu ministro: no almoço dou 10ml para os menores e 20ml para os grandes. Eu simplesmente jogo em cima da ração no prato. Eles amam! E na janta eu repito a operação. Quando tem sopa eu ainda ponho mais uns 40ml no prato de sopa e distribuo nos pratinhos deles…eles se lambem e ficam com cara de quero mais. Quem estiver com dificuldade de dar para os cães é só fazer uma sopinha (sem sal), um caldinho de peixe, por exemplo, aí é só jogar no prato do cãozinho junto com a dosagem necessária.

    Reply
    • Rosemeire Calvo

      Cristina, como vc compra o CM é pó ou líquido e vc prepara como? quero dar para meus gatos e minha cachorrinha estou com tantas dúvidas por favor vc pode me ajudar! Desde já agradeço. Um abraço.

      Reply
      • Cristina Urquiola

        Oi, Rosemeire. Eu mando manipular. Hoje mesmo mandei fazer 500g e paguei R$80,00. Mas duuuuura que é uma beleza. Pra mim durou 5 meses e olha que eu usei, viu? Fiz pra uso tópico, fiz pra uso oral, distribuí generosamente para os amigos usarem…É só ligar na farmácia de manipulação e pedir cloreto de magnésio p.a. (sigla de “para análise”). A farmacêutica sabe que são sais, ela não irá te perguntar. Eu preparo e tomo exatamente como manda o vídeo de Dr Luiz Moura, ta no youtube. Para meus animais eu sigo minha intuição, não dou o tanto que recomenda o livro da naturopata francesa, mesmo porque meus cães não são doentes. Eu tenho um trabalho de compilação de informações sobre o CM, organizei num Word, é longo, tem 32 páginas, mas é um estudo abrangente. Se vc quiser me escreve que eu te envio. Meu email é crisurquiola@gmail.com

        Reply
      • Cristina

        Oi, Rosemeire, esta semana eu conversei com uma veterinária que dá CM para seus GATOS. A dose que ela usa é assim: uma colher de sopa para um litro de água. Aí ela dá 2 ml na seringa, o que vc pode fazer caso seu gato não aceite na comida. Não pode ser muito forte pois o amargo os gatos não suportam e rejeitam. Ajudou? Um abraço.

        Reply
  4. Cristina Urquiola

    Oi, Rosemeire. Minha prima que é brasileira e morou na França me disse que é a mesma medida de ml. 20 cc = 20ml.

    Reply
  5. ROSEMERIE CALVO

    Boa Noite,
    Preciso dar CM PA para meus gatos e cachorro só que vcs me confundem aqui fala para dar 10ml gato filhote e 20ml gatos adultos que acho muito pq eu tomo 30ml como vou dar 10ml e 20ml para meus gatos? oras bolas???e hora vcs dizem para dar 2 ml afinal de contas o que devo fazer qual a quantidade de CM PA e qual a dosagem para dar para eles? estou ficando irritada sem poder dar para meus animais? Dá para alguém me dar informação precisa e correta???

    Reply
    • admin

      Boa noite Rosemerie,

      Se colocar 20ml em 1 litro de agua, e colocar para os seus gatos beberem, eles vão beber aquilo que quiserem e com o que se sentirem bem, tanto o grande quanto o pequeno. O que importa é que você dê para eles tomarem.

      Obrigado

      Reply
  6. admin

    Boa noite Rosemeire, tal como diz no artigo:

    Posologia
    – cão pequeno porte ou filhote: uma colher de café ou de sopa (20 a 50 cc)

    Ou seja, pela explicação da Dra., uma colher de café equivale a 20 cc , e a colher de sopa equivale a 50 cc

    Faça através dessas medidas que a Dra. sugere.

    Obrigado

    Reply
  7. Inajá

    bom dia, tenho um gato que o resgatei da rua, ele me chegou com aproximadamente 3 anos, fiz os exames dele, e saiu com gordura no fígado, gostaria de saber quantas doses por dia posso dar a ele por seringa, ele esta tomando legalon 2x ao dia 1ml, desde já agradeço e fico esperando já tenho o cloreto de magnésio, so fico esperando a dosagem….

    Reply
    • admin

      Boa tarde Inajá,
      Sugerimos que ponha na agua, uma dose de 20ml de cloreto de magnésio (da solução que toma), para um litro de agua.

      Obrigado

      Reply
  8. Aldenor Dantas

    Boa noite pessoal! Gostaria de saber se o CM é bom para infecção urinária dos meus gatos, tenho um problema serio com eles, de quado em quado to no veterinário, e o problema persiste.

    Um abraço e obrigado.

    Reply
    • admin

      Olá Aldenor, sim com certeza os seus animais vão beneficiar e muito. Pode dar com uma seringa de 3ml, 3 vezes ao dia.

      Reply
  9. márcia

    Olá Rosimeire, tenho um gatinho que foi atropelado e estou cuidando dele em casa, levei ao vet, tirou rx, e toma medicação, não posso pagar cirurgia, mas a médica disse que com repouso e cuidados ele se recupera a longo prazo, gostaria de saber se eu fizer o tratamento com cloreto de magnésio ele vai conseguir se recuperar, e se vai ajudar na calcificação dos ossos, aguardo resposta….

    Reply
    • admin

      Olá Marcia, o seu gato beneficiará com certeza da toma do cloreto de magnésio p.a. Obrigado

      Reply
  10. MONICA AZAMBUJA

    OLA, BOA NOITE, ESTAVA EU LENDO SOBRE CALCIFICAÇAO NO RINS ,POIS MINHA GATA DEU ISSO, JA DEU CALCULO E MAS FOI DISSOLVIDO E POR ULTIMO A NINA QUE TEM UNS NOVE ANOS FOI CONSTATADO ESSA CALCIFICAÇÃO NO RIN, MAS ESTA SENDO MEDICADA, E TENHO RONALD FILHO DA NINA QUE SEIS ANO JA TEM INSUFICIENCIA RENAL, E TBEM TENHO GARFILDY E O RONALD TEM RINOTRAQUEITE, SEMPRE ESPIRRANDO QUANDO O TEMPO MUDA, E POSSO DAR CLORETO DE MAGNESIO,PRA ELES??

    Reply
    • admin

      Olá Mónica, claro que sim. Ao que tem insuficiência renal é melhor começar com doses baixas, para tratar os rins primeiro.

      Reply
      • monica azambuja

        uma vez ao dia dois ml esta bom neh,

        Reply
      • monica azambuja

        eu dei 2 ml por dia esta bom neh, pois estou com receio, pois meu gato ronald tem insufuciencia renal e a nina junto com ele como raçao renal, mas a nina ja tem problemas urinario, primeiro foi imfeeçao , segunda vez tinhatanto cristais e pequeno calculo que depois de quase vinte dias de medicaçao se dissolveu a calculo e comendo a raçao , depois de tres meses ela voltou ter infecçao e ultrassom deu calcificaçao no rins direito, mas seux exames deu td bem, ureia e creatinina estava normal, por isso fico com receio, pois li em variios artigos pra quem tem problemas nos rins nao pode, e eu tenho o garfild que é castrado e tem rinotraqueite cronica, e ronald tbem pegou, quando o tempo muda, els espirram, tadinhos, mas a mae e os filhos pesam respctivamente 4,7 kg e 5kg, em casa em peso de bichanos tenho quase 15 kg de pacote arroz kkkk, se puder me ajudar, tinha trinta tenho retorno da nina, vou questionar meu medico veterinario

        Reply
        • monica azambuja

          OLA, EU COMECEI A DARCOLRETO DE MAGNESIO PRA NINA, MAS DOIS ML POR DIA, AI OBSERVEI QUE QDO ELA URINA, ESTÁ SOLTADMO GRAOS PARECE SAL, AREIA BEM FININHA MAS QUE A OLHO NU DÁ VER, SERA AS CALCIFICAÇOES E EU ACHO CRISTAS DE OXALATO, SERA QUE BOM ISSO OCORRER? MAS AMANHA ELA TEM RETORNO, POIS TINHA DADO CALCIFICAÇAO NOOS RINS, OBRIGA SE ME RESPONDER

          Reply
          • admin

            Olá Monica, possivelmente sim, esta a desfazer calcificações.

    • Clara

      Mônica, td bem?
      No ano passado vc perguntou se poderia ministrar cloreto de magnésio para seu gato com insuficiência renal. Gostaria de saber se vc fez o tratamento no animal e o resultado, pois tenho um gato com o mesmo problema.
      Att.
      Clara

      Reply
  11. monica azambuja

    OLA, EU PAREI DE DAR CLORETO DE MAGNESIO, POIS A NINA ESTAURINDO MUITO CRISTAISE TBEM QUE PARECE SAL, A BEXIGA DELA NO ULTRASSOM DEU MUITO E RINS TBEM, AGORA ESTÁ TOMANDO MEDICAÇAO, O MEDICO DISSE QUE PODE SER EXEÇO DE SAIS MINERAIS, NEM DISSE QUE DEI CLORETO, MAS PAREI FIQUEI QUE COMEDO DE PIORAR, PRECISA VEER FOTOS E IGUAL SAL SAINDO QUANDO COA URINA EM UM PANO ESCURO,

    Reply
  12. Ana

    Como administrar cloreto magnésio a gato, com menos de 2 anos e com 4kg, com asma felina?
    Obrigada pela informação

    Reply
  13. Marilane Campos

    Sempre tenho amimais de rua q cuido. Tenho uma gatinha de 6 anos que está com infecção urinária. Urina com sangue, chora para urinar. Retem urina, bexiga fica muito cheia. Dei meus chás e pouco adiantou. Levei ao veterinário fez exame de urina, não deu cristais, apenas infecção bacteriana. Está tomando antibiótico, mas vejo q puco tem resolvido. Terminou um a urina clareou mas logo depois começou tudo de novo.Agora está tomando outro antibiótico, Cipro, ainda urina sangue. Curiosamente, eu também fiz infecção com os mesmos sintomas, dor muito forte ao terminar de urinar e sangue coagulado. Tomei antibiótico, melhorei mas ainda sinto algo na uretra.Não deu cristais no exame. Gostaria de saber se há contra indicaçoes para o uso de cloreto de magnésio e qual a dosagem para mim e minha gatinha. Grata.

    Reply
  14. Vanessa

    Boa noite!

    Tenho uma gata que tem epilepsia, gostaria de tentar dar o magnésio para ela, com quanto tempo eu poderia suspender o fenobarbital para ver se deu resultado na melhora das convulsões. Quanto eu poderia dar para ela e quantas vezes ao dia? Obrigada!

    Reply
    • magnesio

      Olá Vanessa, nós não sabemos de gatos, mas penso que será de grande beneficio o uso do cloreto de magnésio P.A. Sugiro que siga as indicações da autora.

      Reply
  15. ANA REZENDE

    Tenho um persa de 13 anos. Sempre foi saudável agora seu exame de sangue acusou Hipertireoidismo, que a veterinária disse que é frequente em gatos idosos. Pergunto: ele poderia se beneficiar do Cloreto Magnesio nesse assunto? Obrigada.

    Reply
    • magnesio

      Olá Ana, nós não sabemos de gatos, mas penso que será de grande beneficio o uso do cloreto de magnésio P.A. Sugiro que siga as indicações da autora.

      Reply
  16. erica

    pelos relatos que li, entao o magnesio para os problemas urinarios do gato nao ajuda? tenho um gato resgatado de dois anos com artrose e problemas urinarios ele faz tratamento mas sao inumeras injeçoes e gostaria de usar o magnesio mas estou em duvidas.

    Reply
    • magnesio

      Olá Erica, nós não sabemos de gatos, mas penso que será de grande beneficio o uso do cloreto de magnésio P.A. Sugiro que siga as indicações da autora.

      Reply

Deixe aqui o seu comentário.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Holler Box

Pin It on Pinterest

Share This