DOENÇA DE PARKINSON 

DOENÇA DE PARKINSON

 

Bloqueio físico

Os sintomas característicos da doença  de parkinson associam, em proporções variáveis: tremor, rigidez e perturbações complexas da motricidade voluntária e involuntária; o rosto imobiliza-se, a cabeça fica inclinada para a frente, a fala altera-se, o timbre da voz torna-se surdo e cada vez mais fraco; a escrita é afectada e todos os gestos da vida quotidiana são, gradualmente, efectuados. Atinge mais os homens.

 

Bloqueio emocional

Esta doença manifesta-se, em geral, na pessoa que tem medo de não poder reter alguém ou alguma coisa. É por isso que a doença começa pelas mãos. A pessoa afectada por esta doença é rígida e ela própria reteve-se durante muito tempo para esconder a sua sensibilidade, a sua vulnerabilidade, a sua ansiedade e os seus medos, sobretudo quando indecisa. Quis muito controlar tudo e agora a sua doença diz-lhe que chegou aos seus limites e já não pode controlar todas as coisas, para si própria e para os outros. O seu sistema nervoso está fatigado de viver toda essa tensão interior que criou, conservando tudo escondido.

 

Bloqueio mental

Como se trata de uma doença que evolui lentamente, isso dá oportunidade à pessoa atingida de inverter o processo. Se for o teu caso, aprende a ter mais confiança no Universo e nas pessoas em geral. Revê a tua noção de desistência quanto aos resultados obtidos por ti e pelos outros. A parte em ti que crê que tu e os outros devem reter-se para que tudo seja perfeito está fatigada. Permite-te o direito de não ser perfeito, de ser indeciso e até de te enganares. Assim, ser-te-á mais fácil conceder esse mesmo direito aos outros. Além disso, aceita a ideia de que é humano ter medos e que não podes ser o homem ou a mulher biónica que julgavas dever ser. 

 

Do livro: Bourbeau L.  O teu corpo diz “ama-te”: A metafísica das doenças e do mal-estar.  Cascais: Pergaminho; 2002.

Nota:

A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte as Terapias Online, ou, Questão ao Naturopata, ou,  A Saúde Quântica Responde, ou, “A Saúde Integral tem a Solução”.

Partilha!