ESTRABISMO

ESTRABISMO

 

Bloqueio físico

O Estrabismo,ser estrábico (ou vesgo) é a incapacidade da pessoa para fixar um objecto com os dois olhos; estes funcionam de maneira independente e não em colaboração.

 

Bloqueio emocional

A expressão “cobiçar alguma coisa” significa lançar olhares cheios de cobiça ou inveja. Será que esta definição te convém?
Em que domínio és levado a invejar os outros?
Além disso, observou-se que a pessoa que sofre de estrabismo tem dificuldade em fazer funcionar os dois hemisférios do cérebro ao mesmo tempo. Tanto está no sentir como no racional. Tem, pois, dificuldade em ver as coisas tal como são. Quer as veja como sente, ou as interprete com o intelecto, só pode basear-se no que soube, na memória. Eis os diferentes significados do estrabismo, consoante o olho vesgo e o lado para onde
se dirige:
O olho esquerdo que se vira para cima denota uma emotividade sentimental superior à média.
O olho direito que se vira para cima denota uma emotividade intelectual e um indivíduo que deixa facilmente derivar o seu pensamento.
O olho esquerdo que se vira para o exterior denota uma actividade instintiva sem ligação com o mental. A grande sensibilidade do indivíduo comanda a acção em detrimento da palavra dada, sem que haja por isso má vontade da sua parte.
O olho direito que se vira para o exterior denota uma relação inábil entre o mental e o objecto visado. Isto traduz-se por um esforço intelectual, destinado a compensar o esforço normal do olho direito. O mental circula à volta. Pode haver tendência para a depressão.
O olho esquerdo que se vira para dentro denota um complexo de inferioridade devido a receio. A pessoa baseia-se demasiado na sua parte sensível e esquece uma grande parte de si.
O olho direito que se vira para dentro denota uma grande susceptibilidade, o mental e a atenção do indivíduo estão dirigidos em demasia para a sua própria pessoa. Indivíduo apto a ser lutador e rancoroso.
O olho esquerdo que se vira para cima e para fora denota um indivíduo irracional e sonhador, sem noção do tempo.
O olho direito que se vira para cima e para fora denota um mental irracional, indisciplinado e mesmo amoral.

 

Bloqueio mental

 

Como o estrabismo se desenvolve durante a infância ou na adolescência, é fácil deduzir que o bloqueio parte daí. Se é do lado direito, é mais provável que o problema tenha ligação com os teus estudos, seja influenciado pela tua vida escolar ou pela maneira como, em casa, desejariam que aprendesses. Se é do lado esquerdo, o problema tem mais ligação com a tua vida afectiva, portanto, com os teus pais ou família.
Além de fazeres exercícios físicos para bem conjugar as funções dos dois hemisférios do teu cérebro (com um cinesioterapeuta), é importante rever bem as decisões que tomaste durante a tua infância, baseando-te no que está escrito nos bloqueios emocionais. Aceita a ideia de que eras tu que não querias ver as coisas ou as pessoas tal como eram. Hoje, pelo contrário, não sendo já a mesma pessoa da época em que tomaste essa decisão, podes tomar novas decisões que te ajudarão a ver com mais justeza o que se passa em ti e à tua volta.

Do livro: Bourbeau L.  O teu corpo diz “ama-te”: A metafísica das doenças e do mal-estar.  Cascais: Pergaminho; 2002.

Nota:

A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte as Terapias Online, ou, Questão ao Naturopata, ou,  A Saúde Quântica Responde, ou, “A Saúde Integral tem a Solução”

 

Partilha!