loader image

Fígado

Bloqueio físico

O fígado é a glândula mais volumosa do corpo. As suas funções fazem dele um dos órgãos mais importantes e mais complexos do organismo. Verte as suas secreções (entre as quais a bílis) no intestino, participando assim no processo de digestão. Intervém activamente no metabolismo dos glúcidos (açúcares), dos prótidos (proteínas) e dos lípidos (gorduras). Ajuda a coagulação sanguínea e desempenha um papel antitóxico. Quando uma destas funções é perturbada, é sinal de problemas no fígado. Eis alguns deles: ABCESSO, CÁLCULOS biliares (pedras), CIRROSE, crise de fígado, HEPATITE viral, ICTERÍCIA e TUMOR.

 

Bloqueio emocional

A expressão criar bílis explica bem os problemas do fígado. Estes manifestam-se quando uma pessoa se preocupa demasiado, se inquieta com o que se passa à sua volta em vez de bem digerir, isto é, de se ajustar ao que se passa. Tem medo das consequências, sobretudo de ter falta de alguma coisa. Esta dificuldade de ajustamento a uma nova situação faz-lhe viver muita cólera e descontentamento. Esses problemas são também indicação de uma atitude deprimida, ainda que inconsciente, porque recalcada. Em metafísica, o fígado é o centro da cólera recalcada. A pessoa sujeita a problemas do fígado é muitas vezes do género de não se chocar. Sente-se indefesa, desarmada face às ofensas. Está em desacordo com aqueles que se chocam, sobretudo os que perdem o controlo, pois faz um grande esforço para nada deixar transparecer. Vive amargura e tristeza. Quando se retém por muito tempo, em vez de ter uma crise de cólera e se libertar, tem uma crise de fígado.

 

Bloqueio mental

Como o fígado desempenha um papel vital de coordenação das diferentes funções do corpo humano, um problema neste órgão indica que te esqueces de coordenar bem o que se passa na tua vida. Em vez de te ajustares aos acontecimentos e às pessoas, julga-las e queres mudá-las, pelo que te bloqueias intimamente ao escutar de mais o que se passa na tua cabeça. Cada cólera interior é uma indicação de que te esqueces de te colocares no lugar do outro e que queres ter sempre razão. Então, julgas-te facilmente ofendido. O teu fígado indica-te de que deves dispor de tempo para estudar bem o que se passa à tua volta antes de tirares conclusões precipitadas. Diz-te ainda que tens tudo o que é preciso para te defenderes.

 

Do livro: Bourbeau L.  O teu corpo diz “ama-te”: A metafísica das doenças e do mal-estar.  Cascais: Pergaminho; 2002.

Nota: A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte o Aconselhamento Online ou “Há sempre uma solução perfeita na Casa Escola António Shiva®

 

Registe-se para receber as nossas novidades no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.