GABA – o que é?

GABA – Serenidade e Bem-Estar

Resultado de imagem para felicidade

 

GABA – Serenidade e Bem-Estar

O que é o GABA?

GABA (Gamma-AminoButyric Acid), é a sigla para o composto Ácido gama-aminobutírico.  Foi descoberto em 1950 como uma parte integrante do sistema nervoso central dos mamíferos.

O ácido gama-aminobutírico (GABA) é um aminoácido que ocorre no SNC em altas concentrações, e que desempenha uma função importante na bioquímica neuronal cerebral e nos fenómenos de regulação pós-sináptica e da neurotransmissão autonómica. O GABA ativa os fenómenos enzimáticos (transaminação, descarboxilação) do ciclo de Krebs.

O GABA é sintetizado a partir do glutamato utilizando a enzima L-ácido glutâmico descarboxilase e a Vitamnina B6 como cofator. Este processo converte o principal neurotransmissor excitatório (glutamato) num dos principais inibitório (GABA).

O GABA é o principal neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central dos mamíferos. Ele desempenha um papel importante na regulação da excitabilidade neuronal ao longo de todo o sistema nervoso. 

O GABA reduz o stress e ajuda o cérebro a se preparar melhor para o sono pela ativação de receptores do cérebro e nervos.

 

Desenvolvimento do Cérebro

O GABA regula a proliferação de células progenitoras neurais, a migração e diferenciação, o alongamento de neuritos e a formação de sinapses.

O GABA também regula o crescimento das células estaminais embrionárias e neurais. O GABA pode influenciar o desenvolvimento do cérebro através da expressão de células progenitoras neurais derivadas de fatores neurotróficos (BDNF). 

 

Baixos Niveis de GABA no organismo

Níveis baixos de GABA podem levar a vários problemas de saúde como depressão, hipertensão, alterações de humor,  transtornos de pânico, ansiedade, baixo desejo sexual, dores de cabeça, palpitações cardíacas e até convulsões, epilepsia e doença de Parkinson.

 

Utilização Terapêutica do GABA

Estudos clínicos e experimentais empregando GABA demonstraram que este atravessa a barreira hematoencefálica e atua em nível central, modulando e moderando a excitabilidade sináptica neuronal.

A sua utilização terapêutica é semelhante a um sedativo, induz ao sono e diminui a ansiedade. O GABA pode substituir tranquilizantes químicos, tendo um efeito sedativo notório, ajudando a prevenir e a tratar o stress e a ansiedade.

Alguns estudos mostram que o uso de GABA (ácido gama amino butírico) tanto pode reduzir a hiperatividade, como beneficiar crianças com distúrbios de aprendizagem.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_gama-aminobut%C3%ADrico

Partilha!

41 Comments

  1. jussara

    oi boa noite!estou precisando tomar gaba 450g como faço pra compra,na minha cidade nao tem.
    respondei o questionario e dr.antonio passo pra mim tomar junto com pa.estou precisando urgente,por favou mim ajude.
    foi deus que colocou vcs na minha vida,e eu creu que vou ficar boa,e voltar a viver sem medo.
    beijos a vcs tds que fazem parte desse projeto maravilhoso que salva vidas.
    quero e vou compartilhar pra tds que assim acreditam no milagre da vida.
    jussara ferreira de sa.
    patos pb.
    rua:joao felipe ramalho 343
    bairro:liberdade
    cep:58703090

    Reply
    • admin

      Olá Jussara, obrigado pelo seu comentário e pelas suas palavras, enviamos a resposta por e-mail, obrigado.

      Reply
  2. Laís

    Bom dia, Gostaria de saber o que GABA 2. Pois recebi orientação para tomá-lo, mas não sei onde encontro. Obrigada.

    Reply
  3. Anderson Santos

    Boa noite,
    A substancia GABA (Gamma-AminoButyric Acid) é a mesma encontrada no medicamento GABAPENTINA?
    Uso este medicamento para controle e prevenção de dores neuropáticas (neuropatia), sequelas de uma cirurgia de astrocitoma intramedular cervical.
    Pela bula as indicações e ação do medicamento são bem parecidas, pois agem no SNC .

    Reply
    • admin

      Bom dia são muito parecidos mesmos. A industria farmacêutica adaptou-a as suas necessidades.

      Reply
  4. Antônio Veiga

    Como faço pra comprar GABA, e qual a dosagem recomendada?

    Reply
  5. pixotim

    Existe alguma erva ou fruto que seja rica dessa substância?

    Reply
    • admin

      Olá, o Gaba é um aminoácido.

      Reply
  6. vera aparecida da silva

    moro no brasil,parana em curitiba
    gostaria de comprar o gaba

    Reply
  7. Carlos Rogerio

    Adoro esse site

    Pessoal, uma dúvida por favor.
    A L-Theanina, ela estimula a produção do GABA, e portanto ela também é usada para ansiedade, problemas de insônia, etc. Desta forma, existe diferenças entre eu usar o GABA ou usar a L-Theanina? Eu uso L-Theanina, mas após ver este post, queria conhecer a respeito. Alias, pra falar a verdade, eu nem sabia que o GABA poderia ser adquirido em farmácias de manipulação.

    Tem diferença ou existem situações onde devo usar o GABA ou a L-Theanina? ou… Tanto faz? No caso para ajudar a ter um sono mais agradável e profundo (Sem sedação)

    Obrigado pela atenção pessoal.
    Os conteúdos aqui são excelentes.

    Abraços

    Reply
    • admin

      Olá Carlos, gratos pelo seu comentário. Quanto à sua questão, deve tomar GABA. Conte sempre com a nossa informação responsável. Obrigado

      Reply
  8. Allex

    olá, tomo pondera de 10mg para ansioedade e transtorno do pânico, posso substituir pelo Gaba? ou tomar junto? tem algum efeito colateral?

    Reply
  9. Lusmar

    Olá : sou de porto velho-RO e minha mãe tem 66 anos e quase 30 anos vem tomando remedios como diazepan acido volpraico fenobarbital e atualmente esta tomando carbamazepina e civanstantina pois ela sofre convulsões do tipo epilético e eu gostaria de saber se este gaba ajudaria na sua recuperação. Pois eu a levei a um medico em Zofra cobija e ele prescreveu a ela um remedio natural que pos fim as crises por um longo tempo .todavia ele mudou fe endereço e ela perdeu a receita.por esto pergunto este gaba podera ser util a ela.sem mais obrigado.

    Reply
    • vera

      meu cardiologista passou GABA para eu tomar , to gostando, Ele é de Cacoal RO, Dr Joezer hospital sao paulo.. To gostando

      Reply
  10. Katarina

    Tenho 55 anos.Tenho fibromialgia há muitos anos. Muitos altos e baixos. Muitas dores,extremo cansaço e insónias. Volta e meia, anti-depressivos. Nos últimos 3 anos, tomei Efexor 75mg, Lyrica 75mg , Bialzepam 3mg, vários tipos de anti-inflamatórios para as dores receitados por psiquiatra e reumatologista. Cheguei à conclusão que nada resulta. Fiz várias pesquisas na internet e no vosso site. Já fiz o vosso questionário. Por iniciativa própria, fiz o desmame dos medicamentos que estava a tomar e comecei há 3 meses a tomar o cloreto de magnésio PA, 1 chávena de café 3 x dia, 5-HTP, 100 mg de manhã e 100 mg à noite, melatonina 2mg ao deitar (doses que estou a tomar agora, após aumento gradual das doses). As dores melhoraram e com menos cansaço mas estou com o sistema nervosos muito alterado, muita ansiedade, sem paciência, falta de concentração, falta de memória, ao escrever troco as letras, as palavras… enfim… Será que me poderiam aconselhar ou ajudar? Poderei tomar o GABA? Obrigada.

    Reply
    • admin

      Resposta enviada por e-mail.

      Reply
  11. Débora

    Oi! adorei as informações sobre o Gaba. Pode ser associado ao 5-HPT? Traria mais benefícios com relação ao tratamento da insônia?

    Reply
  12. carlos

    Posso associar gaba ao cloreto de magnesio juntamente com omega 3 para sindrome do panico??

    Reply
  13. dino

    Tenho problemas de memoria já desde miudo mas só me dei conta a 2 anos k sou uma pessoa dependente das ideias dos outros nao tendo as minhas proprias agora k sou adulto isso me tem causado problemas graves prk nao sei bem o kero da minha vida, mas sei k isso tudo devese a minha incapacidade de memorizar as coisas para agir como uma pessoa normal na vida gostava de saber se a gaba poderia de alguma forma me ajudar nesse problema??

    Reply
  14. Wallace

    Qual a influencia direta do GABA sobre os niveis de dopamina? Pessoas com sintomas de baixo nível de dopamina pode se beneficiar com a suplementação de GABA? Essa informação

    Reply
  15. MM

    Tenho um problema psiquiatrico grave.
    Sou equizoafetiva. Ouco vozes,frutos da minha mente.
    Tomo diariamente Geodon,quetiapina e acido valproico.
    Me pergunto se voces podem me ajudar a me curar

    Reply
    • admin

      Resposta enviada por e-mail.

      Reply
  16. Stack

    Qual a dosagem ideal para parkinsonianos?

    Reply
  17. cristiane da silva meireles carvalho

    Oi minha filha tem 14 anos e tem tricotiloma será que tratar com o Gaba traria alguma contra indicação ou beneficio?

    Reply
    • admin

      Olá Cristiane, claro que o Gaba vai ajudar mas deveria também tomar o Shiva power.

      Reply
  18. Will

    Olá, sofro de transtorno de ansiedade e por conta disso, as vezes tenho sindrome do panico, gostaria de saber se GABA reduz as crises e qual medico devo procurar para saber se realmente eu preciso disso? Obrigado

    Reply
  19. Rubens

    Olá. Sofro de ansiedade e tomo Cloridrato de Sertralina. Posso tomar GABA tambem?

    Reply

Deixe aqui o seu comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *