loader image

 

Importância do Iodo para o Sistema Imunológico

Doutor David Brownstein, autor do livro “Iodine, Why You Need It and Why You Can’t Live Without It” [Iodo, porque você precisa dele e porque você não pode viver sem ele] diz que:

“O iodo é o nutriente mais incompreendido. Após 12 anos de exercício da medicina, eu posso dizer que é impossível alcançar a sua saúde ideal, se você não tem níveis de iodo adequados. Ainda estou para ver qualquer item que é mais importante para a promoção da saúde ou otimizar a função do sistema imunológico do que o iodo.”

A deficiência de iodo está relacionada com a obesidade, déficit cognitivo, distúrbios psiquiátricos, fibromialgia, e uma variedade de cancros[1].

Estudos relatam que o iodo pode ajudar a prevenir e tratar o cancro de mama e de doença fibrocística da mama[2].

David Brownstein afirma ainda que, “A causa mais comum de quistos nos seios ou doença fibrocística da mama é a deficiência de iodo. Há mais de 70 anos que se escreve acerca da ligação entre a deficiência de iodo e quistos nos seios. Sempre que vejo alguém com quistos no tecido glandular, incluindo ovários, útero, mamas e próstata, eu inicio uma investigação para observar os seus níveis de iodo. A minha experiência tem demonstrado que quistos nos seios geralmente não são tão difíceis de tratar, uma vez que os níveis de iodo sejam otimizados. O Iodo concentra-se em todo o tecido glandular, incluindo os tecidos que eu mencionei acima.

A principal tarefa do iodo é de manter a arquitectura normal do tecido glandular. O primeiro sinal de deficiência de iodo é a formação cística no tecido glandular. Se a deficiência de iodo continua, os quistos tornam-se duros e nodulares. Ao longo do tempo, o tecido glandular sofre hiperplasia. Isto conduz à última etapa, que é a formação de cancro. Essa é a má notícia.

A boa notícia é que a suplementação de iodo foi demonstrada impedir essa progressão e, em muitos pacientes, revertê-la. Raramente vi a terapia com iodo falhar em tratar eficazmente a doença fibrocística da mama.”


[1] Verheesen RH, Schweitzer CM. Iodine deficiency, more than cretinism and goiter. Med Hypotheses. 2008 Nov;71(5):645-8

[2] Patrick L. Iodine: deficiency and therapeutic considerations. Altern Med Rev. 2008 Jun;13(2):116-27.

Composto e traduzido por:

Elisabete Milheiro

Registe-se para receber as nossas novidades no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.