loader image

O magnésio é um elemento essencial nos sistemas biológicos

O Magnésio ocorre tipicamente como ião Mg2 +. É um mineral essencial à vida e está presente em todos os tipos de células, em todos os organismos. É um elemento necessário ao processo de produção de energia que ocorre no interior das células.

 

A Produção de Energia

A Mitocôndria

A Mitocôndria – pequeno orgão dentro da célula, mas de vital importância para a sua vida – é abastecida, pela célula que a hospeda, por substâncias orgânicas como a glicose, as quais processa e converte em energia sob a forma de ATP, que devolve para a célula hospedeira, sendo energia química que pode ser usada em reações bioquímicas que necessitem de dispêndio de energia.

 

ATP

Assim como um carro precisa de Gasolina para poder trabalhar, o ATP pode ser visto como o combustível para as atividades da célula.

 ATP, ou adenosina trifosfato, é um nucleótido, e é a principal fonte de energia nas células. Muitas das funções desempenhadas pelas células necessitam de ATP. Estas incluem:

  • Contração das fibras musculares
  • Síntese de proteínas
  • Reprodução celular
  • Transporte de substâncias através da barreira celular

 

ATP e Magnésio

O ATP, a fim de ser biologicamente activo deve ser ligado a um ião de magnésio. Na verdade, o que é chamado de ATP é Mg-ATP. Todas as reações que requerem libertação de energia a partir do ATP, requerem magnésio.

Como tal, o magnésio desempenha um papel importante na estabilidade de todos os compostos de polifosfato nas células, incluindo aqueles associados com a síntese de ADN e ARN.

Mais de 300 enzimas requerem a presença de iões de magnésio, para a sua acção catalítica, incluindo todas as enzimas que utilizam ou que sintetizam ATP, ou aquelas que utilizam outros nucleótidos para sintetizar ADN e ARN.

 

Concentração de Magnésio nas células

Diferentes tipos de células mantêm diferentes concentrações de magnésio. A importância do magnésio para a função celular adequada não pode ser menosprezada. O Deficit deste mineral resulta em baixas taxas de crescimento ou em doença.

 

Composto por Elisabete Milheiro

Registe-se para receber as nossas novidades no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.