loader image

Por que o corpo humano precisa de MSM?

As melhores fontes de Enxofre

Anterior consenso científico considerou que nos seres humanos, as fontes de enxofre mais importantes são os aminoácidos sulfurados  – metionina e cisteína. No entanto, desde a descoberta do ciclo do enxofre na terra, esta teoria é cada vez mais posta em questão.

Há várias centenas de milhões de anos, as algas nos oceanos começaram a produzir compostos orgânicos de enxofre simples, o que levou à formação de MSM.

Este enxofre biologicamente ativo foi, provavelmente, a mais importante fonte de enxofre para todas as formas de vida, posteriormente, em desenvolvimento.

Isto dá crédito à hipótese de que as formas superiores de vida, mais provavelmente, são pré-programadas geneticamente para usar MSM como uma fonte primária de enxofre.

Esta teoria é reforçada pela descoberta de que o MSM pode ser ingerido por todos os organismos investigados até agora em quantidades quase ilimitadas, sem causar quaisquer efeitos tóxicos.

O mesmo não pode ser dito sobre o enxofre contendo aminoácidos metionina e cisteína, que pode ser consumido em pequenas quantidades, mas que podem causar respostas tóxicas indesejáveis em doses maiores.

MSM “O Nutriente Esquecido”

Experiências que usaram MSM contendo enxofre radiomarcado ( 35 S) demonstraram que após a ingestão, MSM lança o seu enxofre para formar colagénio e queratina, os ingredientes básicos do cabelo e das unhas, bem como os aminoácidos essenciais, metionina e cisteína, juntamente com as proteínas séricas.

Parece claro que a importância do MSM, como uma fonte de enxofre, tem sido grosseiramente subestimada. A razão provável para isso deve-se, em grande parte, às realidades da moderna indústria alimentar, que é a causa para a perda da maioria do MSM presente naturalmente nos alimentos. É, portanto, por uma boa razão que MSM é conhecido como “O nutriente esquecido”.

Elisabete Milheiro

 

Fonte: http://www.msm-info.com/ Site oficial da MSM – Fundação de Informação Médica Organização sem fins lucrativos dedicada à divulgação de informações sobre MSM

Revisto a 31 de Agosto de 2021

Registe-se para receber as nossas novidades no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.