SISTEMA LINFÁTICO

PROBLEMAS DO SISTEMA LINFÁTICO

 

O sistema linfático é um sistema vascular que assegura a drenagem permanente da linfa e pode ser comparado a uma verdadeira circulação. A linfa é um líquido incolor ou ambarino que tem por função fazer trocas ao nível do sangue. Alimenta  as células, levando-lhes elementos nutritivos do sangue e devolve ao sangue os seus resíduos. Os problemas do sistema linfático são os GÂNGLIOS INCHADOS e o CANCRO. Ver a definição
apropriada.

 

GÂNGLIOS INCHADOS

 

Bloqueio físico

 

Os Gânglios assemelham-se a uma pequena intumescência e estão situados ao longo do sistema linfático, drenando cada um determinado território. Ajudam a libertar o organismo dos resíduos celulares, devolvendo-os ao sangue. Participam da defesa do organismo contra as infecções.

 

Bloqueio emocional

Quando um gânglio incha ou se inflama, indica à pessoa que ela, no momento, acumula sentimentos de pena face a outra pessoa ou a uma situação. Desejaria que as coisas se passassem como quer, mas tem dificuldade em tratar ou comunicar com a pessoa em questão. Bloqueia uma relação, como bloqueia em si a circulação da linfa.
A sua atitude retarda-a naquilo que tem a fazer na vida. Desvaloriza-se porque se considera inábil nas suas relações com os outros; os gânglios inchados na axila esquerda indicam uma desvalorização como pai; na axila direita, em outras relações (cônjuge, empregado, etc.); na virilha, nas suas relações sexuais.

 

Bloqueio mental

É importante que tomes consciência de que não podes controlar todas as situações em teu redor e todas as outras pessoas.
Essa atitude faz-te viver o pesar. Todas as coisas que julgas dever fazer ou ser para ter melhores relações são para ti demasiadas. O teu corpo diz-te que comeces a respeitar os teus limites. Tenta ver a situação sob um outro aspecto. Existe seguramente um lado bom, isto é, uma ocasião para ti de desistir e amares-te mais. Além disso, querer abandonar ou retardar na vida não é a solução.

 

Do livro: Bourbeau L.  O teu corpo diz “ama-te”: A metafísica das doenças e do mal-estar.  Cascais: Pergaminho; 2002.

 

Nota:

 

A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte as Terapias Online, ou, Questão ao Naturopata, ou,  A Saúde Quântica Responde, ou, “A Saúde Integral tem a Solução”.

 

 

Partilha!