Palestra de Quarta FeiraInsuficiência-cardíaca

Pressão arterial

As doenças Cardiovasculares têm como base uma obstrução, mais ou menos marcante, dos vasos sanguíneos e do músculo cardíaco. São doenças dos canais de irrigação ou sistema de comunicação. O entupimento e como desentupir é base de todo o procedimento.

Ficou claro na 1ª palestra que as artérias, veias e capilares são as vias por onde se deslocam a força da vida física e mental assim como a frequência criadora da realidade de cada um. Sendo assim o sangue é elemento criador dessa realidade.

Por outras palavras a base da composição do sangue são os hábitos de vida; que resultam do conjunto de crenças de cada individuo. A atividade física, os excitantes, café, álcool, drogas, alimentação, medicamentos, pensamentos e emoções, o ar que é respirado etc. etc. Tudo faz parte da composição do sangue.

No dia em que os hábitos tóxicos são superiores à capacidade de gestão do organismo, o sangue adota-os, tornando-se tanto espesso e viscoso quanto a quantidade de lixo nele diluído. Claro que quanto mais espesso e viscoso for, mais difícil será a circulação. A velocidade diminui, sufocando as células e aumenta a possibilidade da coagulação do sangue, no interior dos vasos; ao que se dá o nome de trombose.

Quando os primeiros sintomas aparecem e se procura ajuda dentro da oferta existente, raramente o utente está disposto a fazer mudanças que vão além da alimentação e exercício físico. Desvalorizando a atitude em relação a vida e a qualidade de pensamentos e emoções. Buscando sempre compensar com medicação, em vez de desintoxicar os vícios nocivos ou hábitos pouco saudáveis de gestão do quotidiano, contribuindo para a contínua degradação do organismo.

O que é pressão arterial?

A expressão “pressão arterial ou tensão arterial” diz respeito à pressão que o sangue faz na parede das artérias por onde circula, paredes que por isso ficam sob tensão.

O que é pressão Máxima e mínima?

Chama-se de máxima ou (sistólica), ao valor máximo alcançado com a contração do coração e mínima ou diastólica ao valor mínimo quando o coração a seguir se distende e relaxa.

Quais são os valores normais de um adulto saudável?

Segundo os limites estabelecidos em 2007, pelo Joint National Commitee (USA) – para a pressão arterial, os valores normais seriam igual ou inferior a 12/8 cm Hg (ou 120/80 mm Hg) para adultos. Os valores nas crianças são um pouco mais baixos.

É considerado Hipertensão igual ou superior a 14/9 cm Hg (ou 140/90 mm Hg) e Pré-Hipertensão a faixa que vai dos 12 a 13,9 (120 a 139) para a pressão sistólica ou máxima, e/ou 8 a 8,9 (80 a 89) para a diastólica ou mínima.

Embora estes limites por si só não contribuam para uma melhoria da qualidade de vida, servem de alerta para o melhoramento de caráter do individuo como diria o Dr. Marco Aurélio Dias da Silva “QUEM AMA NÃO ADOECE”. Ao contrário do que muitas vezes se tenta passar as doenças cardiovasculares, são doenças de conduta e civismo e não consequência inevitável do envelhecimento.