loader image

As constituições metabólicas vistas pela medicina ayurvédica

Para compararmos os diferentes metabolismos. precisamos de compreender o significado de cada um dos três doshas. Vata é o princípio da energia cinética do organismo; está relacionado com o sistema nervoso e controla todos os movimentos do corpo. Kapha é o princípio da energia potencial, que controla a estabilidade do organismo e sua lubrificação. Pitta controla o equilíbrio entre a energia cinética e a energia potencial; o sistema enzimático e o sistema endócrino pertencem ao território de Pitta. A nÍvel celular, Vata introduz os nutrientes nas células, retirando as excreções.
Pitta digere os nutrientes para fornecer energia às funções celulares, e a estrutura da célula é governada por Kapha. No aparelho digestivo, Vata assimila os nutrientes e expele as excreções, e Kapha controla as secreções que lubrificam e protegem os órgãos digestivos.

Vata nâo é um gás, mas um aumento de Vata provoca um aumento de gás. Kapha não é muco, mas é a força que, projectada no corpo, provoca o aparecimento de muco. Pitta não é bílis, mas é a força que provoca a
produção de bílis.
A maioria das pessoas são combinações destes tipos e são Vata-Pitta, Pitta-Kapha ou Vata-Kapha.
Em termos de comida, os tipos Vata têm apetites irregulares – sofrem frequentemente de obstipação. Os tipos Pitta adoram comer; normalmente digerem bem, têm fezes normais e raramente sofrem de obstipação. Os tipos Kapha podem ficar bastante ligados à comida como um meio de suprirem carências emocionais. Os tipos Vata sentem-se melhor com três ou quatro refeições por dia; muitas vezes precisam de fazer um lanche nos intervalos, mas não antes de duas em duas horas (o tempo que a comida leva a digerir). Os tipos Pitta deveriam fazer três refeições por dia com um intervalo de 4 a 6 horas entre si. Os tipos Kapha deveriam comer apenas duas vezes por dia com um intervalo de 6 horas entre as refeições.
Os tipos Vata requerem alimentos mais cozinhados do que os tipos Pitta ou Kapha. Os Pitta ou os Pitta-Kapha suportam melhor os alimentos mal passados pois têm uma capacidade digestiva que lhes permite decompor facilmente os alimentos. As pessoas Vata dão-se melhor com comidas em que os ingredientes são cozinhados em conjunto como sopas, guisados ou assados por serem de mais fácil digestão.

Vata

Raramente deseja doces, imensa energia nervosa, insónia e inquieto, acorda facilmente, gosta de exercÍcio lógico,apetite irregular.

Pitta

Ocasionalmente deseja doces, boa energia física, dorme bem acorda facilmente abusa normalmente do exercício
lógico e intuitivo, adora comer.

Kapha

Deseja doces, frequentemente letárgico, dorme bem, acorda dificilmente, detesta exercício, intuitivo come contra carências emocionais.

Do livro: Manual Completo de Medicina Natural, de Marcia Satrck

Postado por: Isabel Pato

Receba as nossas novidades no seu email!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade

Pin It on Pinterest