aminoácidos e vitaminas

Diferença entre aminoácidos, vitaminas e minerais

Existe uma diferença estrutural entre as vitaminas, os minerais e os aminoácidos. Tanto as vitaminas como os minerais são bastante necessários ao organismo, mas em pequenas quantidades. No entanto, o organismo possui cerca de vinte vezes mais aminoácidos do que vitaminas; e quatro vezes mais aminoácidos do que de minerais. E os aminoácidos complexos abrangem uma das maiores categorias do funcionamento estrutural e químico dos seres vivos.

Diferença entre aminoácidos e proteínas

Os aminoácidos livres são diferentes das proteínas pré-digeridas, ou em pó. Nestes produtos a proteína está presente, mas sob a forma de aminoácidos combinados. Existe um falso conceito de que, quando uma pessoa ingere proteínas, não existem problemas no que se relaciona com a carência de aminoácidos.

No entanto, a proteína tem de efectuar um percurso que consiste em que a proteína alimentar, composta por extensas cadeias de aminoácidos individuais e agrupados, tem de ser convertida em aminoácidos livres ou em aminoácidos individuais, atrarvés das enzimas, antes de ser usada para produção de proteína do organismo. Por sua vez, as enzimas, que também são constituídas por aminoácidos individuais, são também elas responsáveis pela separação específica entre estes aminoácidos.

Assim se verifica um ciclo vicioso: Quando o organismo tem falta de aminoácidos livres para produção das enzimas digestivas necessárias, ele torna-se incapaz de transformar as proteínas em aminoácidos livres necessários, ainda mesmo que se tenha ingerido a proteína alimentar correcta. Isto porque a proteína tem de ser degradada em aminoácidos livres, ainda antes de se completar o ciclo da proteína alimentar para aminoácido, e deste para proteína do organismo.

Fonte: Manual de Medicina Ortomolecular- Ana Paula Ivo
Postado por: Isabel Pato

Partilha!