O QUE SÃO OS OLIGOELEMENTOS

Os oligoelementos são minerais indispensáveis ao bom funcionamento do nosso organismo, entrando na composição das enzimas, de forma a garantir-lhes o controlo, a regulação e o aceleramento das suas reações bioquímicas, tornando, assim, possível a vida.

O défice de apenas um elemento essencial provoca-nos, certamente, doenças com consequências um tanto graves, uma vez que vai diminuindo também as nossas defesas orgânicas.

Cada mineral cumpre rigorosamente a sua função no nosso organismo, tendo já sido descobertas muitas destas funções, e muitas outras existem ainda por descobrir.

Por exemplo, foi descoberto que o zinco entra na composição de 80 enzimas conhecidas.

Podemos então repartir as funções dos oligoelementos em três aspetos:

  1. Os oligoelementos atuam como catalisadores das inúmeras reações do organismo, favorecendo as reações químicas biológicas, sendo indispensável a sua presença, ainda que não participem na reação química propriamente dita;

  2. A ação específica de cada oligoelemento catalisa as reações químicas determinadas fazendo, assim, a interligação entre estas e os macroelementos, levando-os a organizarem-se em matéria viva;

  3. Os oligoelementos atuam como agentes vivos e diretos nas modificações metabólicas, ou seja, a sua ação diastásica favorece os fenómenos vitais, necessários para o perfeito funcionamento do organismo, tais como: a assimilação; as inúmeras eliminações; o crescimento; a manutenção; as trocas celulares; e o desenvolvimento.

Fonte: Manual de Medicina Ortomolecular- Ana Paula Ivo
Postado por: Isabel Pato

Os microelementos  e os macroelementos

Partilha!