O Magnésio no tratamento da Ansiedade

Ansiedade pode afetar a nossa vida de uma forma dramática. Estes transtornos estão se tornando cada vez mais comuns, e cada vez mais jovens sofrem deste distúrbio.

Além de uma Higiene mental focada na mudança das crenças – formas de analisar as experiências do dia-a-dia – o Magnésio aparece como fundamental para um equilíbrio emocional.

O Magnésio é um nutriente mineral vital, e um dos mais importantes remédios naturais para a ansiedade, por causa da sua eficácia, registo de uso seguro, disponibilidade e valor.

A Ansiedade e a sua saúde

A ansiedade  prejudica a concentração, causa insónia, aumenta o risco de doenças graves, problemas crónicos, e até mesmo acidentes fatais. Na verdade, ela pode prejudicar tanto a nível mental, quanto físico e emocional.

Apesar de existirem inúmeros medicamentos para a ansiedade no mercado hoje em dia, estes vêm com uma longa lista de efeitos colaterais e preocupações de segurança, já para não falar no risco de dependência de drogas duríssimas usadas para esse efeito, como é o caso das benzodiazepinas.

Efeitos colaterais dos medicamentos ansiolíticos incluem perda da libido, obstipação, tonturas, sonolência, boca seca, fadiga, dificuldade de concentração e muitos mais.

Não deveríamos ter que conviver com esses efeitos colaterais terríveis, nem devemos ser submetidos a ser dominados por sentimentos de ansiedade.

Felizmente o magnésio oferece uma solução segura e eficaz para esses sentimentos, sem os efeitos colaterais.

A deficiência de Magnésio

A deficiência de magnésio pode causar ou piorar os sintomas de ansiedade. A deficiência neste mineral pode resultar num corpo tenso e uma mente ansiosa.

O Magnésio naturalmente acalma o sistema nervoso e os músculos.

O magnésio relaxa o sistema nervoso por diversos mecanismos. Além de agir na musculatura contraída, ele também é bloqueador natural de um receptor cerebral chamado NMDA. Este receptor é estimulado pelo cálcio levando a uma hiperexcitação do cérebro, com irritabilidade, ansiedade, depressão e stress. O magnésio age como antagonista, impedindo esta hiperexcitação, ajudando a acalmar o sistema nervoso.

Dra. Tamara Mazaracki

Fontes:

A Ansiedade

http://www.naturalnews.com/031034_magnesium_anxiety.html

http://www.easycalm.com/natural-remedies-for-anxiety.htm

http://www.emedicinehealth.com/anxiety/article_em.htm