GABA – Serenidade e Bem-Estar

O que é o GABA?

GABA (Gamma-AminoButyric Acid), é a sigla para o composto Ácido gama-aminobutírico.  Foi descoberto em 1950 como uma parte integrante do sistema nervoso central dos mamíferos.

O ácido gama-aminobutírico (GABA) é um aminoácido que ocorre no SNC em altas concentrações, e que desempenha uma função importante na bioquímica neuronal cerebral e nos fenómenos de regulação pós-sináptica e da neurotransmissão autonómica. O GABA ativa os fenómenos enzimáticos (transaminação, descarboxilação) do ciclo de Krebs.

O GABA é sintetizado a partir do glutamato utilizando a enzima L-ácido glutâmico descarboxilase e a Vitamnina B6 como cofator. Este processo converte o principal neurotransmissor excitatório (glutamato) num dos principais inibitório (GABA).

O GABA é o principal neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central dos mamíferos. Ele desempenha um papel importante na regulação da excitabilidade neuronal ao longo de todo o sistema nervoso.

O GABA reduz o stress e ajuda o cérebro a se preparar melhor para o sono pela ativação de receptores do cérebro e nervos.

Desenvolvimento do Cérebro

O GABA regula a proliferação de células progenitoras neurais, a migração e diferenciação, o alongamento de neuritos e a formação de sinapses.

O GABA também regula o crescimento das células estaminais embrionárias e neurais. O GABA pode influenciar o desenvolvimento do cérebro através da expressão de células progenitoras neurais derivadas de fatores neurotróficos (BDNF).

 

Baixos Niveis de GABA no organismo

Níveis baixos de GABA podem levar a vários problemas de saúde como depressão, hipertensão, alterações de humor,  transtornos de pânico, ansiedade, baixo desejo sexual, dores de cabeça, palpitações cardíacas e até convulsões, epilepsia e doença de Parkinson.

 

Utilização Terapêutica do GABA

Estudos clínicos e experimentais empregando GABA demonstraram que este atravessa a barreira hematoencefálica e atua em nível central, modulando e moderando a excitabilidade sináptica neuronal.

A sua utilização terapêutica é semelhante a um sedativo, induz ao sono e diminui a ansiedade. O GABA pode substituir tranquilizantes químicos, tendo um efeito sedativo notório, ajudando a prevenir e a tratar o stress e a ansiedade.

Alguns estudos mostram que o uso de GABA (ácido gama amino butírico) tanto pode reduzir a hiperatividade, como beneficiar crianças com distúrbios de aprendizagem.

Fontes:

GABA – o que é?

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_gama-aminobut%C3%ADrico