loader image

As vertigens

São sensações da falta de equilíbrio, de quando perdemos o chão ou de quando vemos as referências visuais se “movimentando” ao nosso redor.

As vertigens exprimem a nossa necessidade de domínio do espaço à nossa volta e a busca de pontos de referência precisos, definidos e estáveis. É por essa razão que atingem principalmente as pessoas ansiosas ou pretensamente “desprendidas”.

Uma das ferramentas essenciais para o equilíbrio no corpo é a orelha, particularmente com aquele “tipo de areia” que fica no interior do ouvido interno, cuja posição e cujos movimentos participam enormemente da nossa estabilidade física. Ora, a orelha, que pertence ao Princípio da Água, representa justamente as nossas referências fundamentais. O medo de não conseguir controlar o que pode acontecer, o espaço à nossa volta, pode se traduzir por vertigens mais acentuadas ou não, sejam elas diretas (vertigem em lugares altos) ou indiretas (situações particulares que provocam essas vertigens).

É o caso clássico das vertigens sentidas durante os jogos das festas de rua, ou quando se pratica desportos nos quais as nossas referências espaciais são perturbadas, e o aikido, em particular, me vem à mente.

Do Livro Diga-me onde dói e eu te direi por quê de Michael Odoul

Registe-se para receber as nossas novidades no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.