loader image

Síndrome de Tensão Pré-menstrual

Síndrome de Tensão Pré-menstrual

O Magnésio e a Síndrome de Tensão Pré-menstrual

Tipos de Sindrome de Tensão Pré-Menstrual

Hoje em dia são conhecidos e descritos quatro tipos principais de Síndrome de Tensão Pré-Menstrual:

Tipo A – a ansiedade, irritabilidade, tensão nervosa e suas consequências, são as características principais.

Tipo C – há predominância da compulsão alimentar irresistível, principalmente, por doces e chocolate. Acompanha sintomas de fadiga, cefaléia e palpitações.

Tipo D – há predominância de sintomas depressivos, assim como choro, letargia, insônia e confusão, nos quinze dias que antecedem a vinda da menstruação.

Tipo H – ocorrência, principalmente, de retenção hídrica, inchaço nos seios (deixando as mamas extremamente dolorosas), distúrbio do sistema nervoso central, causando dores de cabeça, distensão abdominal e dores musculares nas pernas.

 

tensão pré-menstrual

 

A síndrome de Tensão Pré-menstrual tipo A

As síndrome de tensão pré-menstrual (STPM) representam um grupo de síndromes que ocorrem pré-menstrualmente em uma grande percentagem das mulheres. O subgrupo mais comum STPM é TPM-A, caracterizada por um aumento pré-menstrual na ansiedade, tensão nervosa, irritabilidade e oscilações de humor.

Existem dados recentes de estudos, que suportam um papel importante do Magnésio na TPM.

Em um estudo conduzido com 105 pacientes com a síndrome de tensão pré-menstrual, foi observado que o nível de magnésio foi significativamente inferior ao normal.

Estudos têm demonstrado o papel crucial do Magnésio no Equilíbrio do Estrogénio e da Progesterona no corpo da Mulher.

 

A “Química” por detrás da Síndrome de Tensão Pré-Menstrual

O Estrogénio e a Progesterona são dois Hormônios essenciais ao equilíbrio do corpo Feminino.

Enquanto que os estrogénios são estimulantes do sistema nervoso central (SNC), a progesterona é um depressor.

As pacientes com grave TPM-A têm estrogénios elevados no sangue e / ou diminuição da progesterona durante a fase lútea do ciclo menstrual.

O Magnésio tem um papel muito importante na atividade destes Hormônios.

hipófise e o Magnésio

hipófise ou glândula pituitária é quem liberta certos hormônios que vão estimular a produção, pelos ovários, da Progesterona e de estrógenos.

O Magnésio, diz o Dr. Lewis B. Barnett, é necessário pela glândula pituitária. Quando a hipófise não está recebendo o magnésio que precisa, ela falha na sua função de produzir os hormônios.

tensão pré-menstrual

O Magnésio, a Progesterona e o Estrógeno

O estrógeno e a progesterona influenciam a atividade de enzimas (monoamina oxidase – MAO) que estão envolvidas na oxidação da noradrenalina, adrenalina, serotonina, dopamina e feniletilamina (aminas biogénicas), e estas afetam o humor.

Por exemplo, em níveis elevados,  a adrenalina provoca ansiedade; a noradrenalina provoca hostilidade e irritabilidade; a serotonina cria tensão nervosa, sonolência, palpitação, retenção de água e incapacidade de se concentrar e executar. A dopamina equilibra os efeitos dessas três aminas através da indução de relaxamento e aumento da agilidade mental.

Existem dois tipos de MAO: tipo A, que desativa as primeiras quatro aminas mencionadas acima (da noradrenalina, adrenalina, serotonina, dopamina), e tipo B, que desativa apenas a dopamina e a feniletilamina. Os Estrogénios suprimem o tipo A e aumentam as atividades da MAO do tipo B; ao passo que a progesterona aumenta as atividades  do tipo A e suprime as do tipo B.

Portanto, a estimulação de estrogénio provoca um desequilíbrio, com um excesso de serotonina, norepinefrina e epinefrina e uma deficiência relativa de dopamina. Este desequilíbrio, então, desencadeia os sintomas da síndrome de tensão pré-menstrual do tipo A.
tensão pré-menstrual

A deficiência em Magnésio influencia a “Química” do Organismo

A deficiência em magnésio pode ser envolvida diretamente na deficiência de dopamina no
SNC. Ensaios realizados em animais de laboratório revelaram que a deficiência em magnésio provoca uma diminuição específica de dopamina no cérebro.

A Piridoxina (Vitamina B6) requer fosforilação para se tornar ativa, e essa reação de transferência de fosfato é dependente do magnésio. Uma deficiência em magnésio pode causar uma deficiência relativa de vitamina B.

Os estudos mais recentes têm demonstrado um importante papel das vitaminas B no metabolismo hepático de estrógenos.

A deficiência de magnésio pode, portanto, afetar o metabolismo do estrogênio, diminuindo a atividade biológica das vitaminas do complexo B.

A Vitamina B-6 aumenta a transferência da membrana celular e a utilização de magnésio. Ao aumentar a utilização de magnésio, a B6 pode desempenhar um papel importante no metabolismo dos estrogénios. 

Além de seus efeitos sobre a ativação das vitaminas do complexo B, o magnésio influencia
diretamente a conjugação dos estrogénios pelo aumento da atividade de  transferase glucoronil, uma enzima envolvida na glucuronidação hepática de estrogênios.

Desta forma, o Magnésio aparece como fundamental para o equilíbrio do corpo da mulher e para a ausência de estados da síndrome de tensão pré-menstrual.

Elisabete Milheiro

 

Fontes: Tensão Pré-menstrual

Role of Nutrition in Managing the Premenstrual Tension Syndromes

Book: Magnesium, The Nutrient That Could Change Your Life

A ALQUIMIA DA SAUDE

 

Testemunhos sobre o cloreto de Magnésio P.A.:

 

Noelia Sirlene – 07/05/2012

“Tenho tomado 2 doses de cloreto de magnésio por dia, há quase 2 meses, e nunca mais senti os incómodos da TPM.”

 

Atenção: o sugerido é o Cloreto de Magnésio P.A. (para análise), em sais.

 

 

Registe-se para receber as nossas novidades no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

8 Comments

  1. Izabel

    Estou fazendo uso de duloxetina, posso usar cloreto de magnésio junto?

    Reply
  2. Monique Aragao

    BOM DIA,

    Gostei do artigo e gostaria de informações sobre o uso do magnesio em adolescente,minha filha tem 15 anos e sofre muito com colicas, tem vômitos e muita dor. O magnesio pode ser usado nessa idade. qual a dosagem correta.

    Reply
  3. monica Melo marques

    Comecei a tomar 2 vezes ao dia capsulas de cloreto de magnésio de 500mg e aumentou tanto meu estado de euforia e com muitas dores musculares e nas articulaçoes. Tomo também glycine max e fluoxetina e gostaria de saber se ha problema com essa composição…melhor ei um pouco hoje, parando com fluoxetina, mas as dores continuam, mesmo eu diminuindo para 1 capsula de magnésio por dia…por favor, se tiver conhecimento da causa desses sintomas, peço orientação. Obrigada

    Reply
    • António Shiva

      Boa tarde Monica a fluoxetina sim da-lhe euforia, sim com cloreto de magnésio PA, não pode existir depressão. Somente penso que existe uma grande confusão Capsulas Quem lhas sugeriu? não sei do que se trata. Aqui somente recomendamos cloreto de magnésio em cristais para diluir em água. O que está a falar não sei do que se trata. recomendo que responda ao questionário de saúde

      Reply
  4. António Shiva

    Shyrle a quantidade depende da idade e também se já existe problema manifestado ou é manutenção

    Reply
    • António Shiva

      Boa Tarde Jesura muito grato pelo comentário

      Reply

Deixe aqui o seu comentário.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.