loader image

Causas da mastopatia

É difícil encontrar uma causa isolada para a mastopatia. As modificações do tecido glandular mamário ocorrem ao longo do tempo e têm a ver com a resposta do próprio tecido ao estímulo das hormonas sexuais, ao estado de gravidez e aleitamento e até ao próprio estilo de vida e perfil psicológico da mulher.

Quando refiro o estilo de vida e perfil psicológico estou a lembrar-me de comportamentos menos saudáveis, como sejam fumar, beber álcool ou comer alimentos menos saudáveis (gorduras em excesso, produtos fumados, etc), sedentarismo, noites mal dormidas, falta de descanso, ansiedade, etc.

 

É claro que a descida gradual dos estrogénios e progesterona – que ocorre quando se avizinha a menopausa – ou a redução significativa destas hormonas após a menopausa influenciam a estrutura e comportamento do tecido glandular mamário. É normal, no processo de envelhecimento, ocorrer atrofia dos tecidos e o tecido glandular mamário vai sofrendo paulatinamente essa alteração. É um processo natural.

As displasias mamárias (displasias são alterações visíveis no número e estrutura das células) normalmente não trazem problemas. Mas mais vale prevenir do que remediar, não acha?

 

Do livro MENOPAUSA E ANDROPAUSA – Como ultrapassar sem problemas esta fase, de Paula Branco, Publicações Prevenção de Saúde

Registe-se para receber as nossas novidades no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.