loader image

Depuração dos tecidos

Aceleração das Trocas

A prática de um desporto como a bicicleta, a corrida de fundo, montanhismo, etc, provocam um fluxo profundo dos líquidos orgânicos, devido ao esforço físico. As contracções musculares repetidas provocam a compressão dos tecidos, como se fossem esponjas, pondo em movimento os líquidos orgânicos saturados de resíduos.

Os doentes que não conseguem manter um esforço prolongado têm, também, a possibilidade de beneficiar de um movimento em profundidade dos seus líquidos orgânicos, quer seja graças aos ba­nhos hipertérmicos, quer às massagens. Com as massagens, a depuração dos tecidos não se faz através das contracções musculares, mas sim através da pressão que o massagista exerce. Adaptando o tipo de força a aplicar na massagem ao paciente, obter-se-á uma aceleração muito benéfica das trocas entre as células.

Devemos fazer uma menção especial à purga linfática, que é uma técnica especial de massagem, destinada a purgar o sistema lin­fático.

A linfa que, normalmente, progride de forma muito lenta, é pres­sionada nos vasos linfáticos. Os ganglios são também desentupidos dos resíduos linfáticos que se encontram retidos. Se anteriormente se tiverem efectuado as purgas, são surpreendentes as correcções conseguidas no meio.

 

De: Christopher Vasey

Do livro Compreender as doenças Graves Editorial Estampa Lda.

Registe-se para receber as nossas novidades no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Pin It on Pinterest

Share This