O que é a diabetes?

A diabetes é uma doença do pâncreas, uma glândula importante do corpo humano e com múltiplas funções. Uma dessas funções é produzir insulina, a hormona necessária para conservar uma taxa normal de glucose no sangue. O que provoca a diabetes é uma deficiência da função endócrina do pâncreas, que se traduz por um défice de insulina. Alguns casos de diabetes são, porém, causados por resistência à acção da insulina, por exemplo, em certos casos de obesidade.

Magnésio e diabetes

O magnésio tem um papel significativo no metabolismo da glicose e insulina, através do seu impacto sobre a atividade da enzima tirosina-quinase que regula a sinalização e a fosforilação do recetor de insulina. O magnésio desempenha ainda uma importante função como segundo mensageiro intracelular influenciando a atividade de um dos transportadores de glicose (CLUT-4) e promovendo a entrada de glucose nas células. 

Vários estudos têm mostrado que quanto menor é o consumo de magnésio, mais elevado é o risco de desenvolver diabetes. 

Um estudo efetuado em 1997 por Giuseppe Paolisso et. al., publicado na revista American Journal of Hypertension, conclui que a deficiência de magnésio é uma característica comum dos estados diabético e hipertensivo (fisiopatologicamente, a depleção de magnésio pode causar diretamente resistência à insulina e hiperinsulinemia, e também pode causar vasoconstrição e hipertensão). 

Em dois novos estudos, em homens e mulheres, aqueles que consumiram mais magnésio na sua dieta foram menos propensos a desenvolver diabetes tipo 2, de acordo com um relatório na edição da revista Diabetes Care janeiro de 2006.

Dr. Simin Liu, da Escola de Medicina de Harvard e da Escola de Saúde Pública de Boston, diz, sobre a Diabetes: “Os nossos estudos forneceram algumas evidências diretas de que uma maior ingestão de magnésio na dieta pode ter um efeito de proteção a longo prazo na redução de risco”.

Relembramos que os resultados que partilhamos no nosso site são acerca do cloreto de magnésio P.A. em sais. Porquê Cloreto de magnésio P.A.? Porque daqui se extrai todas as formas de magnésio que o organismo humano usa nas infinitas ações químicas e biológicas. Outra forma não vai repor o equilíbrio, mas somente restaurar uma carência específica.

Como tomar o Cloreto de Magnésio PA?

Nota: A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte o Aconselhamento Online ou “Há sempre uma solução perfeita na Casa Escola António Shiva®

Pack de 5 Cloreto de Magnésio P.A. 100g + Oferta de 100g

Óleo de Magnésio

Loção Canforada

Pin It on Pinterest

Share This