FARINGE
ACEITAÇÃO DOS FATOS TRIVIAIS
É a parte do sistema digestivo que serve como via tanto para o sistema respiratório quanto para o digestivo. Ela permite ao indivíduo respirar por meio da boca, mesmo se as cavidades nasais estiverem obstruídas.
Engolir é o ato pelo qual os alimentos se encaminham da boca, através da faringe, ao estômago. Esse ato também é conhecido como deglutição, em que ocorre o transporte compulsivo do bolo alimentar, a partir da ação voluntária da língua que impele o bolo a penetrar no interior da faringe, sendo conduzido por contrações de alguns músculos da faringe até penetrar no estômago.
A faringe relaciona-se com a aceitação das situações corriqueiras que eventualmente surgem no dia-a-dia ou nas relações com as pessoas de nosso convívio. Quando estamos diante de acontecimentos que não nos agradam mas são inevitáveis, temos determinadas reações a eles.
A maneira como reagimos interiormente a isso pode interferir no bom funcionamento da faringe. Um termo popular que expressa bem a relação metafísica é “engolir sapo”. São aquelas coisas que as pessoas de seu convívio fazem ou falam, e você não admite mas não tem como revidar.
Pode também ser uma colocação ou atitude feita por alguém que ocupa um cargo superior ao seu na empresa onde trabalha, e você não tem outra alternativa senão “engolir”. Imagine você participando de uma reunião que aborda um assunto com o qual você não concorda, entretanto não pode apresentar seu ponto de vista acerca do que está sendo exposto.
Como dizem, tem que “engolir em seco”. Para o bom funcionamento da faringe, deve-se fazer uma distinção entre você e as outras pessoas. Pode ser que você jamais fizesse daquela maneira ou dissesse aquilo. Entretanto, quem está fazendo ou dizendo não é você. Temos o péssimo hábito de querer que os outros sejam como nós, ou que façam as coisas da mesma maneira que nós faríamos.
Quando não aceitamos algo que os outros fazem ou falam, estamos querendo moldar a realidade do outro à nossa, sem considerarmos o nível de experiência que aquela pessoa está adquirindo com aquele processo. Mesmo que for aos tropeços, ela irá aprender com aquilo. De uma forma ou de outra, a experiência individual será adquirida.
Ao invés de ficarmos julgando os processos dos outros com os nossos valores, por mais próximos que eles sejam de nós, convém zelarmos mais pela nossa própria experiência e não querer que o mundo e as pessoas se moldem à nossa realidade.
Do Livro METAFÍSICA DA SAÚDE , VOL. 1 Sistemas Respiratório e Digestivo, VALCAPELLI & GASPARETTO
Postado por Elisabete Milheiro





