loader image

grávidas

Insuficiência de iodo em grávidas prejudica desenvolvimento neurológico do bebé

Uma nova pesquisa realizada na Suécia revelou que mulheres grávidas consumiam níveis insuficientes de iodo nas suas dietas.

O adequado aporte nutricional de iodo é necessário para o desenvolvimento neurológico do feto.

O iodo é um elemento que conhecidamente está envolvido na produção de hormonas da tiróide, mas ele é útil em muitas partes do metabolismo humano…

Tanto que as mulheres grávidas e aquelas que amamentam precisam de cerca de 50% a mais de iodo na dieta. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda uma ingestão de iodo diária total de 250 µgr para as mulheres grávidas e aquelas que amamentam.

A evidência médica confirma que a carência moderada ou desmedida de iodo durante a gravidez e/ou amamentação pode prejudicar o desenvolvimento neurológico do bebé.

“A OMS sugere que cada país avalie cada cinco anos o nível de iodo na população”, explica a autora principal do estudo, Dra. Michaela Granfors do Hospital Universitário em Uppsala, na Suécia. “Uma investigação recente realizada na Europa indicou que o nível de iodo durante a gravidez era adequado em apenas um terço da população de mulheres grávidas examinadas.

O nosso estudo transversal incluiu 459 mulheres grávidas, não fumadoras, pertencentes a duas áreas da Suécia. As participantes estavam livres de doenças da tireoide e diabetes. Para determinar os níveis de iodo a equipe da pesquisa coletou amostras de urina no terceiro trimestre de gravidez.

Os resultados publicados mostram que a concentração média de iodo na urina (UTI) no grupo de estudo foi de 98 ug / L, o que é muito menos do que os níveis mínimos recomendados de 150 ug / L.

Nas conclusões do trabalho a Dra. Granfors ela informa: “A nossa pesquisa revela uma ingestão de iodo insuficiente entre a população de mulheres estudadas e destaca a necessidade de intervenções específicas para otimizar o aporte nutricional de iodo durante a gravidez.”

Por Michaela Granfors et all *
Em 26 de agosto de 2015
Tradução Fernando Trucco **

(*) Fonte: A matéria acima foi editada a partir de informações fornecidas pela Science Daily, agosto 26, 2015. Iodine deficiency in a study population of pregnant women in Sweden.Acta Obstetricia et Gynecologica Scandinavica, 2015; DOI: 10.1111/aogs.12713.
Por: Michaela Granfors, Maria Andersson, Sara Stinca, Helena Åkerud, Alkistis Skalkidou, Inger Sundström Poromaa, Anna-Karin Wikström, Helena Filipsson Nyström.

(**) Fernando Trucco, Professional Translations. Reprodução permitida, desde que citada a fonte e o tradutor.

Fonte: https://www.docelimao.com.br/site/especial-kids/alimentacao/2347-insuficiencia-de-iodo-em-gravidas-prejudica-desenvolvimento-neurologico-do-bebe.html

Leitura sugerida:

A importância do Iodo

Registe-se para receber as nossas novidades no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.