loader image

memória

Magnésio, memória e aprendizagem

O magnésio é o 4º mineral mais abundante no nosso organismo, sendo importantíssimo para o funcionamento da memória. O Cálcio e o Magnésio formam um importantíssimo equilíbrio entre líquidos extra e intra-celulares. Quando existe uma carência de Magnésio, o Cálcio, desequilibrado em relação ao Magnésio, em lugar de se fixar nos ossos, é eliminado ou deposita-se em várias partes do organismo, além da formação de coágulos no sangue, que predispõe a tromboses provocando sintomas de perda de memória, da visão e transtornos da audição, contribuindo desta forma para o envelhecimento prematuro.

 

O que dizem os estudos

Um estudo efectuado pelo Departamento de Ciências Cognitivas e do Cérebro (Department of Brain and Cognitive Sciences, Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, USA) mostrou que suplementação de magnésio efetivamente consegue entrar no cérebro e inibe o fluxo de cálcio para os neurónios melhorando a memória. Testes comportamentais mostraram que o magnésio melhorou o funcionamento cognitivo além de aumentar o número de sinapses no cérebro.

Um estudo efetuado por Guosong Liu et al., publicado em 2010 na revista NEURON, afirma que a ingestão de magnésio acima do que é tradicionalmente considerado o valor dietético normal tem um efeito dramático sobre a melhoria de múltiplos aspectos no cérebro relacionados com a memória e aprendizagem. Estes resultados foram verdade tanto para os jovens quanto para os mais idosos.

O magnésio melhorou diretamente a plasticidade sináptica, que é a chave para o futuro da saúde do cérebro. Várias regiões do cérebro associadas com a aprendizagem e memória experimentaram melhorias significativas na função sináptica, como resultado da adição de magnésio na dieta.

Os nossos resultados sugerem que a elevação do teor de magnésio no cérebro através do aumento da ingestão de magnésio pode ser uma nova estratégia útil para aumentar as habilidades cognitivas “, explica o principal autor Guosong Liu, diretor do Centro de Aprendizagem e Memória da Universidade de Tsinghua , em Pequim. “Além disso, metade da população dos países industrializados tem um déficit de magnésio, que aumenta com o envelhecimento. Isso pode muito bem contribuir para o declínio da memória dependente da idade; aumentar a ingestão de magnésio pode prevenir ou reduzir o declínio“.

Do livro Magnésio, o Sal da Vida

 

Relembramos que os resultados que partilhamos no nosso site são acerca do cloreto de magnésio P.A. em sais. Porquê Cloreto de magnésio P.A.? Porque daqui se extrai todas as formas de magnésio que o organismo humano usa nas infinitas ações químicas e biológicas. Outra forma não vai repor o equilíbrio, mas somente restaurar uma carência específica.

Como tomar o Cloreto de Magnésio PA?

Nota: A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte o Aconselhamento Online ou “Há sempre uma solução perfeita na Casa Escola António Shiva®

 

Cloreto de Magnésio PA

Óleo de Magnésio

Loção Canforada

 

Referências: 

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20152124

https://www.cell.com/neuron/fulltext/S0896-6273(09)01044-7#Summary

 

Registe-se para receber as nossas novidades no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.