loader image

MSM – O que è?

A Descoberta do MSM

MSM - O que è?

O MSM é uma importante fonte de enxofre, mas também tem propriedades únicas, relacionadas com a sua estrutura química e actividade biológica.

 

Tendo sido convidados para uma pesquisa, Dr. Stanley Jacob e Dr. Robert Herschler, pertencentes á Crown Zellerbach Corporation, acabaram por fazer uma descoberta fenomenal.

As suas pesquisas começaram há cerca de 40 Anos, e geraram milhares de artigos e publicações a este respeito.

A sua descoberta foi o MSM, uma substância natural, conseguida através de plantas subaquáticas (plâncton e algas), e com efeitos tremendamente benéficos para a nossa Saúde.

 

O que é MSM?

 

MSM é uma abreviatura de methylsulfonylmethane, uma forma orgânica de enxofre. A sua fórmula química é CH 3 SO 2 CH 3 . Ele é a forma na qual o enxofre aparece na natureza, em todos os organismos vivos, e no qual é biologicamente activo. 

MSM é um pó branco e inodoro, cristalino, que é altamente solúvel em água quente e numa vasta gama de solventes orgânicos.

 

Ação do MSM no nosso Organismo:

  • analgésico natural: ele bloqueia a transmissão dos impulsos da dor por meio de fibras nervosas (fibras-C).
  • inflamações e processos inflamatórios. Aumenta a actividade de cortisol, uma hormona anti-inflamatório natural produzida pelo corpo.
  • melhora a permeabilidade das membranas celulares. Isso melhora a absorção de nutrientes e muitas vitaminas e eliminação de resíduos e excesso de fluidos celulares.
  • dilata os vasos sanguíneos, melhorando a circulação do sangue. Isso também ajuda a eliminar os resíduos do corpo, o que acelera a cicatrização.
  • relaxante muscular. 
  • auxilia os mecanismos naturais de defesa do organismo, regulando o metabolismo da prostaglandina, e regula a formação de anti-corpos e complexos imunes.
  • potenciador da maioria das vitaminas e outros nutrientes;
  • antioxidante;
  • desintoxicação e limpeza do organismo;
  • Previne e repara os danos oxidativos (no cérebro e orgãos) e restaura a elasticidade da membrana celular e permeabilidade

 O MSM no nosso Organismo

O MSM no nosso Organismo

O MSM existe de forma natural em todos os Organismos Vivos, ele entra em inúmeras reações metabólicas, na produção de energia celular, e tem uma função essencial na preservação da função fisiológica normal e da estrutura molecular dos nosso sistema músculo-esquelético, é essencial no trato intestinal e urogenital e no sistema respiratório. Entra também na eliminação de radicais livres, parasitas e substâncias alérgenas.

 

Estudos afirmam que existe uma concentração mínima de MSM que deve ser mantida no corpo para preservar essas funções.

O nível natural de MSM no sistema circulatório de um humano adulto do sexo masculino é de cerca de 0,2 mg / kg. Adultos normais excretam 4 a 11 mg MSM por dia na sua urina. Vários estudos sugerem que a concentração sistémica de MSM em mamíferos baixa com o aumento da idade, possivelmente como resultado da mudança de dieta ou o metabolismo do corpo.

 

O que acontece quando não existe MSM no nosso organismo?

Baixas concentrações de MSM no nosso corpo têm sido relacionados com queixas tais como fadiga, depressão, alta sensibilidade ao stress físico e psicológico, e com um grande número de doenças degenerativas. 

O MSM é uma importante fonte de enxofre, mas também tem propriedades únicas, relacionadas com a sua estrutura química e actividade biológica. Para entender as suas propriedades preventivas e terapêuticas, uma distinção deve ser feita entre as questões de “por que os seres humanos precisam de enxofre” e “por que os seres humanos precisam de MSM”.

 Por que o corpo humano precisa de MSM?

Por que o corpo humano precisa ENXOFRE? 

Após o cálcio e o fósforo, o enxofre é o terceiro mineral mais abundante no corpo. Um homem adulto de estatura média e peso tem cerca de 140 gramas de enxofre distribuídos através de seu sistema. Cerca de metade de todo o enxofre está contido no tecido muscular, pele e ossos.

A saúde do Cabelo, pele e unhas está diretamente relacionado com a existência de Enxofre no nosso organismo.

A escassez de enxofre é a causa do envelhecimento, os tecidos flexíveis perdem as suas propriedades elásticas. As consequências são o endurecimento dos músculos e articulações, ondulação da pele, e diminuição da elasticidade do tecido pulmonar e vasos sanguíneos arteriais. 

 

Por que o corpo humano precisa de  MSM?

 

O anterior consenso científico considerou que nos seres humanos, os aminoácidos sulfurados metionina e cisteína eram as mais importantes fontes de enxofre. No entanto, desde a descoberta do ciclo do enxofre na terra, esta teoria é cada vez mais posta em questão. Há várias centenas de milhões de anos, as algas nos oceanos começaram a produzir compostos orgânicos de enxofre simples, o que levou à formação de MSM. 

Este enxofre biologicamente ativo foi, provavelmente, a mais importante fonte de enxofre para todas as formas de vida, posteriormente, em desenvolvimento. Isto dá crédito à hipótese de que as formas superiores de vida mais provável são pré-programados geneticamente para usar MSM como uma fonte primária de enxofre. 

Esta teoria é reforçada pela descoberta de que a MSM pode ser ingerida por todos os organismos investigados até agora em quantidades quase ilimitadas, sem causar quaisquer efeitos tóxicos. 

O mesmo não pode ser dito sobre o enxofre contendo aminoácidos metionina e cisteína, que podem ser consumidos em pequenas quantidades, mas que podem causar respostas tóxicas indesejáveis em doses maiores.   

Experiências usando MSM contendo enxofre marcado radioactivamente ( 35 S) demonstraram que após a ingestão, MSM lança o seu enxofre para formar colagénio e queratina, os ingredientes básicos do cabelo e das unhas, bem como os aminoácidos essenciais, metionina e cisteína, juntamente com as proteínas. Parece claro que a importância de MSM como uma fonte de enxofre tem sido grosseiramente subestimada. 


Benefícios do uso do MSM

Tal como o Magnésio, a razão para que isso aconteça deve-se á realidade da moderna industria alimentar, que devido ao seu processo de “tratamento e limpeza” dos alimentos, causa a perca da maioria do MSM naturalmente presente nos alimentos.

É, portanto, por uma boa razão que MSM é conhecido como “O nutriente esquecido”

O Enxofre inorgânico é mal assimilado pelo nosso organismo. O Orgânico, enxofre biologicamente ativo é, portanto, extremamente importante para a saúde de todos os organismos vivos. MSM é a fonte natural de enxofre biológico a que estamos adaptados através da nossa evolução. 

 

Benefícios do uso do MSM

 

O MSM possui propriedades preventivas e terapêuticas incríveis, a descoberta do papel do enxofre biológico na saúde e o processo que permitiu que ele pudesse ser tomado de forma complementar, são geralmente considerados entre os maiores avanços na medicina ortomolecular, na segunda metade deste século.

 

Benefícios do uso do MSM:

  • Dor Crónica (analgésico);
  • Danos pessoais devido a acidentes, queimaduras, etc;
  • Osteoartrite e artrite reumatóide;
  • Fibromialgia;
  • Reduzir dores nas costas;
  • Dores de cabeça, enxaquecas;
  • Dores musculares;
  • Bursite;
  • Cotovelos de ténis e outras lesões esportivas;
  • Síndrome do carpo;
  • Esclerose;
  • Correia do chicote;
  • LER (Lesões por Esforços repetitivos);
  • Cicatrizes devido a queimaduras, operações, acidentes, etc;
  • Alergias;
  • Doenças auto-imunes;
  • Cancro;
  • Diabetes;
  • Dor muscular e cãibras;
  • Prisão de Ventre e acidez estomacal;
  • Disfunção nos pulmões;
  • Stress;
  • Problemas de pele.


Suplementando MSM

 

O MSM deve ser complementado juntamente com o Cloreto de Magnésio P.A., uma vez que o Magnésio Potencializa a ação do enxofre. Sem as doses ideais de Magnésio no nosso organismo, as ações do MSM  são largamente colocadas em causa. Tal como não conseguimos chegar a um consenso de qual dos dois é mais importante – a agua ou o oxigénio (devido á urgência de cada um), assim o Magnésio esta para o MSM e vice-versa.

 

 Saiba mais sobre o MSM Enxofre Orgânico:

Consulte também as:

Perguntas e Respostas

Registe-se para receber as nossas novidades no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

233 Comments

  1. Rosanda Silva

    Olá,gostaria de saber qual marca de MSM é a melhor?

    Reply
  2. SUELI RODRIGUES CORREA

    gostaria de saber por quanto tempo devo tomar o enxofre orgânico e o magnésio

    Reply
  3. Ligia

    Boa noite,
    Moro em Brusque SC e gostaria de indicação de marca e onde encontrar o cloreto de magnégio + enxofre para o meu tratamento para Síndrome de Túnel de Carpo. Obrigada e aguardo.

    Reply
    • Cloreto de Magnésio

      Resposta enviada por e-mail.

      Reply
  4. Edna Oliveira Ximenes

    Bom dia,poderia por favore enviar por e-mail qual as melhores marcas do msm,desde já agradeço muito pela atenção.

    Reply
    • magnesio

      Resposta enviada por e-mail.

      Reply
  5. Vanessa

    Boa Tarde, tenho 40 anos sinto muitas dores no braço, cotovelo, lombar, pernad e tenho faciti plantar. Qual a quantidade de MSM e Magnesio P.A. devo tomar?

    Reply
  6. Debora Duarte Di Toro

    Funciona para tratamento de espinhas e também para eliminar marcas deixadas por espinhas?
    Sei que além das cápsulas existe também o creme.

    Reply
    • magnesio

      Olá Debora, sim, ajuda.

      Reply
  7. Claudia Regina Silva de Almeida

    Boa Noite.Tomo o cloreto de magnesio desde julho de 2015,pois sou hipertensa,e tenho hipotireoidismo.Comecei com uma xicara de cafe,e depois de um ano de uso do cloreto,aumentei para 2 xicaras de cafe ao dia.Li sobre o enxofre,e que ele tomado junto com o magnesio,obtem se excelentes resultados.
    Gostaria de saber ,o qual a dosagem ideal para o enxofre,e quantas vezes ao dia posso tomar?
    Desde ja agradeço
    Obrigada.

    Reply
  8. Maria Costa

    Boa Noite,
    Poderia,por favor, me enviar as melhores marcas do msm? Ja tomo bisglicinato de magnesio, posso tomar junto o MSM? Quantas mg, pois é vendido em 400mg e 1500mg?
    Obrigada,
    WT

    Reply
    • magnesio

      Resposta enviada por e-mail.

      Reply
  9. Patricia Machado

    Olá! Também gostaria de saber qual a melhor forma de usá-lo para queda de cabelo e quais marcas indica para quem possa encontrá-las em Goiania. Grata!

    Reply
    • magnesio

      Resposta enviada por e-mail.

      Reply
  10. Ane

    Parabéns pelo site. Ótimas informações. Gostaria de saber se posso fazer uso do MSM e do Magnésio na gravidez. Tenho fibromialgia. Estou fazendo uso do magnésio a uns 6 meses e 2 meses de MSM, mas estava usando apenas 500 mg por dia,depois de mais leituras sobre o assunto, esta semana aumentei a dose de MSM para 3000mg. Infelizmente, até agora não tive melhora significativa das dores. Agradeço se puder me ajudar.

    Reply
    • magnesio

      Olá Ane, Obrigado pelo seu comentário.

      O MSM Enxofre orgânico é em cápsulas e a toma é de 3 cápsulas diárias de 650mg , 30 minutos antes das principais refeições. Para um acompanhamento mais personalizado, sugiro que coloque a sua questão para “A Saúde Integral tem a Solução”, no seguinte link:
      http://solucaoperfeita.com/antoniotfernandes/saude-integral-solucao/

      Obrigado

      Reply
  11. Sidclei Araújo

    Sofro com meu tornozelo direito há quase um ano devido a uma pancada.Vc pode me indicar as marcas de MSM confiáveis por email.

    Reply
    • magnesio

      Resposta enviada por e-mail.

      Reply
  12. Joao roberto

    Por favor me informe quais as marcas mais confiáveis de msm, e onde comprar, sou de Franca sp

    Reply
    • magnesio

      Resposta enviada por e-mail.

      Reply
  13. Marilei Silva

    Bom dia, me chamo Marilei tenho 40 anos e há 2 anos fui dagnosticada com Lupús e Fibromialgia o que me acarretou uma Depressão crônica. Gostaria de saber se a junção de MSM e o Cloreto de magnésio P.A me ajudará no tratamento dessas infermidades? Por favor,quais seriam as melhores marcas de MSM e como tomar juntamente com o magnesio? Qual a ingestão diaria? Por favor me passem toda e qualquer informação…Preciso urgentemente de ajuda. Desde já agradeço e que Deus os abençoe! Obs: Aguardo resposta por email se possivel também. Obrigada.

    Reply
    • magnesio

      Resposta enviada por e-mail.

      Reply
  14. Danielle Lagos

    Olá,qual a diferença entre o cloreto de magnésio e o sulfato de magnésio?
    Os dois potencializam o MSM ou somente o cloreto de magnésio?
    Por favor,quais seriam as melhores marcas de MSM e como tomar juntamente com o magnesio?

    Reply
    • magnesio

      Resposta enviada por e-mail.

      Reply
  15. Margarida

    Pode ser usado em pessoas com epilepsia? Grata

    Reply
    • magnesio

      Olá Margarida, sim, pode.

      Reply
  16. Maria do Carmo Vasconcelos

    Boa noite.

    moro em Salvador/Ba e gostaria de saber como conseguir o MSM e qual a dosagem a ser tomada pois ja´faço uso do cloreto de magnésio.

    Reply
  17. Johanne

    Boa noite.
    Comecei a tomar o msm, faz três dias. Mandei manipular (só faziam até 300mg). Então iniciei tomando duas cápsulas antes das refeições. Porém no terceiro dia me sairam bolinhas/erupções nas pernas e braços. Suspendi o uso. Gostaria de saber qual o procedimento para que eu possa voltar a tomar o msm. Já tomo cloreto de magnésio e me sinto muito bem.

    Reply
    • magnesio

      Olá Johanne, é impossível ser MSM.

      Reply
  18. lais

    Boa tarde,
    Para fins de reposição somente encontrei em 500mg, poderia tomar apenas duas vezes ao dia? ou 1000mg/dia não surte efeito algum, nem gradativo?
    e gostaria de saber se posso usar o pó de uma capsula p misturar a algum creme para cicatriz e regeneração celular. obrigado

    Reply
    • magnesio

      Olá Lais, tome 3 cápsulas diárias, 30 minutos antes das principais refeições. Para um acompanhamento mais personalizado, sugiro que coloque a sua questão para “A Saúde Integral tem a Solução”, no seguinte link:
      http://solucaoperfeita.com/antoniotfernandes/saude-integral-solucao/

      Quanto ao creme, não temos experiência do uso do MSM enxofre orgânico dessa forma. Obrigado

      Reply
  19. fabiana

    ola
    gostaria de saber se podemos usar a versao em po , misturado à um copo de agua, pois encontrei um laboratorio que vende

    Reply
    • magnesio

      Olá Fabiana, os resultados que partilhamos no nosso site são acerca do MSM Enxofre orgânico em cápsulas. Obrigado

      Reply
  20. fabiana guimarães

    ola
    gostaria de saber se pode ser administrado em caes de pequeno porte, no caso idoso com artrose e com doença renal cronica, mas controlada.
    grata

    Reply
    • magnesio

      Olá Fabiana, não temos experiência nessa área. Obrigado

      Reply
  21. Ana Paula Delfino

    Olá
    Por favor quero comprar o MSM em cristais estou em SP capital onde encontro estou com um problema em uma prótese dentária e sei que ele tem um efeito analgésico e anti inflamatório.

    Aguardo o retorno.

    Reply
  22. Sonia

    Sofro de enxaqueca e ouvi dizer que o msm tbem é indicado. Qual seria a dosagem?

    Reply
  23. Lau

    Olá! Gostaria de saber se crianças podem tomar o MSM, assim como podem tomar o CM PA em doses menores… Meu filho tem seis anos e tem muita seletividade alimentar o que provavelmente ocasiona a falta desses minerais tão importantes…OBRIGADA!

    Reply
    • admin

      Olá Lau, claro que sim, podem tomar cloreto de magnésio P.A. em sais e MSM enxofre orgânico.

      Reply
  24. Viviane

    Olá, qual marca de MSM e Cloreto de Magnéso P.A comprar?

    Grata.

    Reply
    • admin

      Resposta enviada por e-mail.

      Reply
  25. JUSCINEIDE ALEXANDRE

    Minha mãe tem 81 anos qual a dosagem adequada do cloreto de magnesio e do MSM, pois ela possui um trombo em uma das pernas, anda com dificuldade e tem também problema em um dos joelhos.

    Reply
    • admin

      Olá Juscineide, gratos pela sua questão. 200 ml de cloreto de magnésio P.A. e 2000 mg de MSM. Obrigado

      Reply
  26. luciana dias macedo

    Bom dia Antonio, minha filha tem 24 anos e já fez vários tratamentos para cal vice e nenhum ajudou ela, gostaria muito de poder ajudar minha filha, pois ela não pode soltar os cabelo devido a falha de cabelo, fica com muita vergonha. Eu já estou dando pra ela o cloreto de magnésio, gostaria de dar também o MSM. Será que é preciso? Você fala em seu depoimento que exite marcas de MSM com mais credibilidade poderia me passar as marcas por email e como tomar? por favor me ajude, fico muito triste em ver minha filha assim. obrigada!
    sou de Goiânia – goiás

    Reply
  27. NELCI

    Onde encontro o MSM em cristais alguém já comprou?

    Reply
    • admin

      Olá Nelci, para que fins? Se é para toma, os resultados que partilhamos no
      nosso site são acerca do MSM Enxofre orgânico em cápsulas – por ser a
      melhor forma de repor os níveis de enxofre no nosso organismo. Obrigado

      Reply
  28. JAMESSON

    QUERO SABER QUAIS MARCAS DE MSM DEVO CONFIAR PARA COMPRAR.

    Reply
    • admin

      Resposta enviado por e-mail.

      Reply
  29. Marcia

    Tenho 54 anos e fraqueza muscular que me causam mtas dores como sequelas da poliomielite. . Qual dosagem me recomenda e sabe indicar uma farmácia de manipulação ou marca de produto confiável ? Moro em Florianópolis /SC.

    Obrigada

    Reply
  30. Isabel Antunes

    Boa tarde, eu gostaria de saber onde posso comprar MSM, eu sou de Lisboa, Portugal.
    Tenho desde os 7 anos, enxaqueca com aura e ao ler este artigo pensei que me poderia ajudar,

    Obrigada Isabel Antunes

    Reply
  31. julio machioski

    Olá eu já estou tomando condroflex e gostaria de tomar o msm. Qual seria a mg ideal para tomar diariamente? Posso mandar manipular? Obrigado

    Reply
  32. ana

    boa tarde,
    como eu posso adquirir MSM aqui no Brasil?

    Reply
  33. Cristiane

    Sim, tomo em cápsulas de 500 mg

    Reply
    • admin

      Olá Cristiane, o MSM Enxofre Orgânico não causa qualquer odor no couro cabeludo. Obrigado

      Reply
  34. Cristiane

    Oi boa tarde!

    Então sobre a pergunta de odor no couro cabeludo se causa algum cheiro decorrente do uso do MSM, comecei a usar o produto e surgiu um cheiro diferente quando o cabelo está úmido, não sei seria do MSM ou algum produto específico de hidratação que eu possa ter usado. Por isso a pergunta se o MSM pode causar algum odor.

    Reply
    • admin

      Mas como usa o MSM? Em cápsulas?

      Reply
  35. laci lucas da costa

    gostaria de saber onde comprar msm em minas gerais (governador valadares) e qual a marca e mais indicada ja tomo cloreto de magnesio pa e me sinto muito bem com os resultados

    Reply
    • admin

      Resposta enviada por e-mail.

      Reply
  36. Cristiane

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se o MSM causa algum odor no couro cabeludo?

    Reply
    • admin

      Olá Cristiane, como assim?

      Reply
  37. bruna

    Oi boa noite gostaria de saber se o consumo de enxofre organico junto com cloreto de magnesio causa reação alérgica ? eu já sou muito alergica mas percebi que toda a vez eu tomo umas horas depois começa a atacar minha alergia, no caso muita coçeira nas extremidades..obrigada

    Reply
    • admin

      Olá Bruna, tem a certeza que está a tomar MSM enxofre orgânico e Cloreto de Magnésio P.A.?

      Reply
  38. Claudio Stulp

    Estou a procurar o MSM no Brasil e está fora de estoque. Quando terá novamente? Abraços.

    Reply
  39. ANEMARY SCHWENCK

    Moro na Holanda e fiquei sabendo sobre o MSM. Como tenho um problema com muitas cãibras que só se resolvem quando faço uso do potássio ( Slow K ) acredito que possa estar com falta tbm de outro mineral. Já tentei tomar o magnésio mas tive uma reação ruim, pois minhas pernas doíam e os pés incharam. Quando suspendi os sintomas acabaram.
    Meu maior problema é uma constante rinite alérgica que agora no começo do outono e depois inverno aqui na Europa piora muito. Li que o MSM poderia me ajudar. Aqui na Holanda só consegui na dosagem de 1.000 mg. Poderia partir o comprimido e tomar 500 mg ou tomo 1 de 1.000 mg ? E , não podendo associar com o magnésio eu teria alguma dificuldade de absorção ?
    Att.
    Anemary

    Reply
  40. cleuda da silva

    No fim de 2014 meu filho de 39 anos apareceu um câncer, e eu como mãe fiquei desesperada, comecei a fazer pesquisas na enternete um meio de cura. Foi quando eu li sobre o cloreto de magnésio pa.fiquei maravilhda com os benefícios comprei e comecei a tomar junto com meu filho e esposo .pro meu filho não deu tempo pois o câncer estava muito adiantado.mas e meu esposo continuamos a tomar. Me sinto bem . fiz uma cirurgia em julho .Os médicos que me atenderam ficaram maravilhados com rapidez que curou e fechou bem o corte. Não infequicionou não tomei nenhum antibiótico, tudo muito bem fiquei só 12h.no hospital quando eu sai eu falei pros médicos. Devo está cura rápida foi. O cloreto de magnésio pois ele e ótimo. Meu esposo tem problema no fígado e é muito magro tudo o que come vai fora com o cloreto de magnésio ele esta bem melhor não vai ao banheiro toda hora . até engordou um pouco.quero dizer que estou adorando o.cloreto de magnésio. E comecei tomar também o msm enxofre organico e estamos muito bem.

    Reply
    • admin

      Olá Cleuda, parabéns pela sua recuperação e obrigado por partilhar a sua experiência.

      Reply
    • ana

      nossa que bom ler o seu depoimento.
      Comecei a tomar agora, alguns dias o cloreto,
      que saber onde vc adquiriu o enxofre?

      Reply
  41. ivani

    ola boa noite como faço para comprar o msm

    Reply
  42. luiz carlos ribeiro

    Olá. Boa Tarde!
    Há uns 2 anos pesquisa a causa de uma polineuropatia. estive em campinas com uma neurologista que relacionou isto à gamapatia monoclonal. ja pesquisei MM e Amiloidose. os exames dão sempre negativos. Hoje estou tratando com um hemato, que passou ciclos de melfalano e decadron. não tem sentido melhoras. Gostaria de saber se posso usar o CM e MSM para tratar gamapatia monoclonal.
    obrigado.

    Reply
    • admin