loader image

Colagénio

O Colagénio

O colagénio é a proteína mais abundante no corpo, e é de importância fundamental na constituição da massa que une as células, e um componente principal de todos os tecidos orgânicos responsáveis por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos.

 

Que minerais entram na produção de colagénio?

O Enxofre e o magnésio são caracterizados como elementos fundamentais para a vida na Terra.
O Magnésio e o Enxofre, são dois dos minerais essenciais para a produção de colagénio.

O Magnésio

Todos os componentes do tecido conjuntivo dependem de magnésio, e um deles é o colagénio. O Magnésio serve para modular a síntese e degradação de colagénio e elastina. A cicatrização do tecido conjuntivo é regulada pelo magnésio.

Colagénio

O Enxofre

Os Tecidos flexíveis, como o tecido conjuntivo e a cartilagem, contêm proteínas com ligações de enxofre. O colagénio é a proteína mais abundante no corpo, e um componente principal de todos os tecidos conjuntivos.
O colagénio trabalha com fibras, e precisa do enxofre para dar aos tecidos a sua elasticidade, estrutura e flexibilidade.
O enxofre aumenta a permeabilidade da membrana da célula, tornando mais fácil a entrada de nutrientes e promove a excreção de toxinas.

O colagénio é a classe mais abundante de proteínas do organismo humano

O colágeno é sintetizado intracelularmente em pequenas porções e exportado para fora da célula, onde, através da atuação de enzimas, é definido com a estrutura própria de colagénio.

No corpo humano, o colagénio desempenha várias funções, como, por exemplo, unindo e fortalecendo os tecidos.
A deficiência de colagénio no organismo acarreta alguns problemas como má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, rugas, entre outros.

Colagénio

Existem vários tipos de colagénio. Ele tem a função de manter as células unidas e é o principal componente proteico dos órgãos, está presente nos tendões, na cartilagem fibrosa, cartilagem hialina e na cartilagem elástica; no tecido conjuntivo frouxo comum, no tecido conjuntivo denso, nos ossos, pele, nos discos intervertebrais, olhos, músculo liso, sangue, baço, nódulos linfáticos, medula óssea vermelha; artérias, fígado, útero e camadas musculares do intestino, é encontrado na artéria aorta do coração, nos pulmões, na camada íntima da placenta, constitui as fibras reticulares.

Elisabete Milheiro

Fontes:

http://www.sdcenterforhealth.com/topics/146-the-importance-of-magnesium-the-qforgottenq-electrolyte

http://www.google.pt/books?hl=pt-PT&lr=&id=p0KriJuFl1IC&oi=fnd&pg=PP2&dq=collagen++magnesium+mark+sircus&ots=FLaoi6EbjM&sig=DKONmJ2aLbHBRIMOMn0BWqg6shE&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false

http://www.msm-info.com/

Registe-se para receber as nossas novidades no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.