loader image
vitamina d

Deficiência em Magnésio 

A deficiência em magnésio é um factor importante nos resultados obtidos na vitamina D. De acordo com a Dra. Carolyn Dean, perita em magnésio e Directora Médica da Associação Nutritiva não lucrativa do magnésio, a eficácia e os benefícios desta vitamina são extremamente minados na ausência dos níveis adequados de magnésio no corpo.

O magnésio actua com, e é essencial à actividade da vitamina D, no entanto a maioria das pessoas não obtêm a dose diária recomendada deste mineral importante.

Deficiência em Vitamina D

A vitamina D é obtida a partir da exposição à luz solar e é encontrada em alguns alimentos. Pesquisas mostraram que a deficiência desta vitamina é um grande fator em inúmeras doenças.

 “Muitos povos começaram a tomar consciência dos benefícios de saúde surpreendentes que a vitamina D tem para oferecer na prevenção da doença, mas não podem obter os seus benefícios completos sem igualmente suplementar as suas dietas com o magnésio, que é um nutriente vital que trabalha cinegeticamente com essa vitamina,” diz a Dra. Dean.

Níveis Adequados de Magnésio

“Os níveis adequados de magnésio no corpo são essenciais para a absorção e o metabolismo não somente da vitamina D mas do cálcio também. O magnésio converte a vitamina D de modo que possa ajudar na absorção do cálcio. O magnésio estimula uma hormona particular, a calcitonina, que ajuda a preservar a estrutura do osso, resgata o cálcio de onde ele não pertence, colocando-o de novo nos ossos, impedindo a osteoporose, artrite e as pedras no rim.”

Dr. John Cannell, Director Executivo do Conselho não lucrativo da Vitamina D, reconhece igualmente a importância do magnésio como um nutriente exigido para o metabolismo apropriado dessa vitamina, ao adicionalmente mencionar diversos estudos que ilustram este ponto. O magnésio activa a vitamina D, e esta, por sua vez, inibe o depósito do cálcio nas artérias.

Um novo estudo conduzido pelo professor Qi Dai, da Vanderbilt University, em parcerias com pesquisadores de Harvard, descobriu que o consumo elevado de magnésio na dieta ou o uso de suplementos está associado com uma redução significativa dos riscos de deficiência ou insuficiência de vitamina D. O estudo teve com base informações do National Health and Nutrition Examination Survey.

O levantamento, publicado na BMC Medicine, mostrou ainda que altos níveis séricos de vitamina D foram associados com riscos reduzidos de morte por doenças cardiovasculares e cancro colo-rectal apenas entre as pessoas com elevada ingestão de magnésio.

A pesquisa foi realizada com apoio do National Institutes of Health, o Instituto Americano para Pesquisa do Cancro e do Instituto Vanderbilt de Pesquisa Clínica e Translacional.

Registe-se para receber as nossas novidades no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.