loader image

OS ÓMEGAS E O ORGANISMO

 Os Ómegas e a Saúde do nosso Organismo

“Dr. Dauber John da Dinamarca percebeu que os esquimós da Gronelândia não tinham enfarto, não tinham acidente vascular cerebral, não tinham cancro. Durante as suas pesquisas, ele descobriu que eles comiam em torno de 14g por dia de ómega 3.”

Lair Ribeiro

Os ómegas são um tipo de gordura essencial para o bom funcionamento de diversos órgãos. Como o organismo não é capaz de os produzir, eles devem ser fornecidos na nossa alimentação.

Quais as funções dos Ómegas no nosso organismo?

Funções do ómega 3

O ómega 3 é essencial para o bom funcionamento do cérebro e do sistema cardiovascular.

Além disso, ele apresenta outros benefícios, nomeadamente:

  • na redução do colesterol;
  • ameniza os efeitos do stress;
  • tem ação anti-inflamatória;
  • estimula a memória;
  • mantém o cérebro ativo – concentração, coordenação, reação ágil;
  • previne o entupimento dos vasos sanguíneos;
  • previne distúrbios neurológicos e visuais.

Funções do ómega 6

O ómega 6 tem um papel fundamental:

  • na saúde da pele;
  • na saúde do cabelo, fortalecendo, reestruturando e prevenindo a quebra;
  • ajuda a manter a saúde dos ossos;
  • previne a osteoporose;
  • facilita a absorção do cálcio;

Funções do ómega 9

O ómega 9 é essencial para a síntese das Hormonas.

Além disso, ele apresenta outros benefícios, nomeadamente:

  • ajuda a perder as gorduras da barriga

no caso das mulheres:

  • alivia os sintomas da STPM;
  • alivia os sintomas da menopausa;
  • ameniza a irritabilidade, ondas de calor, suor e ansiedade.

 

O que acontece quando não tenho Ómegas suficientes no meu organismo?

A deficiência em ómegas no nosso organismo pode provocar: dificuldade de aprendizagem, retardo no crescimento, fraqueza, problemas visuais, pele seca, edema, inflamações crónicas, descoordenação motora, dificuldade de andar, dores nas pernas, queda de cabelo, cabelos secos e quebradiços, excessiva perda de água acompanhada de sede frequente, problemas cutâneos como pele seca com descamação, manchas, retardo no crescimento, fadiga, formigamento, problemas de visão, problemas cardiovasculares como dores no peito, problemas de tiroide, excesso de peso, deformação do corpo, alterações a nível do ciclo menstrual, ansiedade, depressão, etc.

Como devo suplementar os Ómegas?

“O Óleo de Krill é um novo tipo de fonte de ómega 3, prova ser 47 vezes melhor para a sua saúde do que a suplementação com óleo de peixe”.

Dr. António Marcos (Professor Universitário. Mestre em Medicina Natural e Especialista em Dietética e Nutrição pela Faculdade de Medicina da USC. Membro do Conselho Científico de várias revistas científicas. Diretor do CTEC e Presidente do Conselho Científico da Universidade.)

O óleo de krill apresenta-se como a melhor forma de suplementar os ómegas, uma vez que contêm elevados níveis de Ómega 3, 6 e 9. Mais facilmente absorvido pelo organismo devido à sua composição molecular única, é rico em fosfolipídeos e um poderoso antioxidante – a astanxantina. O Ómega 3 contido no óleo de Krill chega a ser 48 vezes mais potente do que o Ómega 3 que se encontra no óleo de peixe normal.

Um estudo efectuado por R.Bunea MD, Farrah k. MD e Deutsch L. MD, em artigo na Revista ALTER. MED, afirma que ” uma dose diária de 1-3g de óleo de krill são significativamente mais eficazes do que 3g de óleo de peixe rico em EPA/DHA, no controlo da hiperlipidemia. A composição molecular única do óleo de krill, que é rica em fosfolipídeos, ómega 3 e diversos antioxidantes, ultrapassa o perfil dos óleos de peixe e oferece uma solução mais otimizada de redução do risco de doença cardiovascular”.

Composto por: Elisabete Milheiro

Nota: A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte o Aconselhamento Online ou “Há sempre uma solução perfeita na Casa Escola António Shiva®

Registe-se para receber as nossas novidades no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.