PROBLEMAS DE MENSTRUAÇÃO

 

Bloqueio Físico

A menstruação é uma função fisiológica, caracterizada por um fluxo sanguíneo uterino que se produz na mulher não grávida. A duração média do ciclo menstrual é de 28 dias, mas uma duração que varie entre 25 e 32 dias é igualmente considerada normal. Os problemas ligados ás menstruações são os seguintes: amenorreia (ausências de regras), dores menstruais, inchaço, dores nos seios, dores na pélvis, menorragia (fluxo abundante) e metrorragia (fluxo importante fora das regras).

 

Bloqueio Emocional

Um problema de menstruação na mulher indica que esta tem dificuldade em aceitar a sua feminilidade. Sobretudo depois da adolescência, ela entra em conflito com a mãe, que foi o seu primeiro modelo de mulher. Isto não quer dizer que não seja feminina, mas antes que acha o papel de mulher pouco invejável por ter de seguir demasiadas regras. Teria preferido, muitas vezes inconscientemente, ser um homem, ao ponto de querer mesmo mal aos homens por viver algo que ela julga não poder viver sendo mulher. Esforça-se muitas vezes por representar o papel do homem, mas sente-se inconscientemente culpada.

Bloqueio Mental

Como os teus problemas de menstruação, o teu corpo diz-te que o que decidiste em jovem a propósito da mulher em geral, não é a realidade. Essa maneira de ver a mulher faz-te mal e prejudica a tua felicidade. O facto de te encontrares muitas vezes em reação, faz-te viver emoções que vêm prejudicar ainda mais a tua paz interior. Podes fazer o que queres, pois agora cada vez mais mulheres desempenham papéis outrora reservados aos homens.

Não tens de seguir as regras aprendidas respeitante ás diferenças entre os papeis da mulher e do homem. Em vez de invejar os homens, terias interesse em sentir necessidade deles, o que te permitiria uma boa relação homem-mulher. Mesmo que, por vezes, escolhas desempenhar o papel de um homem, permite-te o direito de sentir necessidade dele sem, no entanto, te tornares dependente. Deixando de querer desempenhar todos os papéis do homem, terás também mais oportunidade de dar lugar ao homem desejado.

Pode acontecer também que os teus problemas provenham de crenças populares veiculadas pela tua família. Ter-te-ão levado a crer, em jovem, que ser menstruada era vergonhoso, pecado, uma doença, sujidade, etc.? Soubeste que era normal ter problemas aquando das menstruações? Se assim for, só de ti depende reveres as tuas crenças a esse respeito e aceitar que a menstruação é uma função não dolorosa, perfeitamente natural e necessária à mulher.

Do livro: Bourbeau L.  O teu corpo diz “ama-te”: A metafísica das doenças e do mal-estar.  Cascais: Pergaminho; 2002.

 

Nota:

A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte as Terapias Online, ou, Questão ao Naturopata, ou,  A Saúde Quântica Responde, ou, “A Saúde Integral tem a Solução”.

Artigos relacionados:

Holler Box

Pin It on Pinterest

Share This