Propriedades Anti-virais do Resveratrol
O resveratrol actua sob o processo de infecção viral duma grande variedade de família de vírus. Este interfere com as vias celulares de infecção, não actuando directamente contra o vírus.
O resveratrol é activo contra vírus da família herpesviridae, em particular: o Vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1) e tipo 2 (HSV-2). O primeiro estudo publicado demonstrou que o resveratrol tem capacidade de inibir a replicação do vírus HSV-1 após a entrada do mesmo na célula, não actuando directamente na cápside viral ou na sua ligação com a membrana celular.
Este possui ainda propriedades protectoras in vivo contra a infecção por HSV-1 e HSV-2.
Em relação a outros vírus da família como Vírus zoster da varicela (VZV) e Cytomegalovirus humano (HCMV), o RSV inibe a sua replicação de forma dose-dependente, nas fases mais precoces, sugerindo que tem a capacidade de bloquear a expressão de proteínas virais essenciais. A indução precoce do antigénio do Vírus de epstein-barr (EBV), num ensaio in vitro, é também profundamente inibida pelo resveratrol.
Relativamente à família dos retrovírus, a acção do resveratrol contra o Vírus da imunodeficiência humana (HIV) foi também estudada observando-se que este ao prolongar o tempo de permanência das células infectadas na fase S, aumenta a eficácia dos fármacos anti-retrovirais e é ainda a capaz de induzir o ciclo lítico do vírus, fornecendo uma forma de eliminar o reservatório do vírus.
O Vírus influenza é também inibido de forma dose-dependente.
Fonte: O RESVERATROL COMO MOLÉCULA ANTI-ENVELHECIMENTO, Andreia Catarina Lopes Alves, Faculdade de Ciências e Tecnologias da Saúde da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2015
Nota: A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte o Aconselhamento Online ou “Há sempre uma solução perfeita na Casa Escola António Shiva®“