A Purga da Pele
Mediante a transpiração, o corpo expulsa (através da pele) para o exterior do organismo numerosos resíduos, como poderemos aperceber-nos pelo odor da transpiração daqueles que não gozam de boa saúde. Para se depurar o meio, são necessárias sudações abundantes e repetidas.
Para aqueles que ainda o conseguirem fazer, o exercício físico regular representa a melhor forma de transpirar, pois, desta forma, o suor é muito mais concentrado. Para ajudar o processo, é necessário praticar o exercício escolhido (corrida, ginástica, bicicleta, etc.) usando bastante roupa, com a finalidade de acumular mais facilmente o calor necessário à produção de suor.
A prática da sauna é conhecida há já bastante tempo. Torna-se apenas necessário adaptar o número de sessões e a temperatura do banho frio que se segue ao grau de vitalidade de cada indivíduo. Tal como acontece com o primeiro procedimento, a sauna é, sem dúvida, uma prática bastante atlética.
Os banhos hipertérmicos representam um dos procedimentos mais simples e eficazes para obter boas sudações. Apresentam, igualmente, a vantagem de poderem ser feitos em casa. O paciente entra num banho com temperatura agradável. Em seguida e progressivamente, vai adicionando água quente, até considerar que, para si, a água está bastante quente. Convém que pare de adicionar mais água no momento exacto em que sinta que esta começa a ficar desagradavel-mente quente. A sensação de “demasiado quente” varia de pessoa para pessoa. O importante não é objectivamente a temperatura, mas a sensação subjectiva, pois é ela que irá provocar a sudação. O sujeito deverá permanecer no banho quente por um período entre 10 a 20 minutos.
Além da sudação que provoca, a outra vantagem deste tipo de banho é o fluxo sanguíneo que origina e que permite a desincrustação de numerosos resíduos que se encontram alojados nos tecidos profundos. Por outro lado, para evitar um afluxo brusco e maciço destas toxinas aos órgãos excretores, é necessário praticar gradualmente estes banhos, à razão de 1 a 3 por semana. As vezes, são necessários vários banhos para que a pele “se abra” e a sudação se efectue correctamente.
Ao banho segue-se um descanso de pelo menos meia hora, em que o paciente se deitará de costas, com o corpo envolto em roupa branca. A sudação poderá continuar durante este descanso.
Uma infusão de flores de sabugueiro, tomada antes do banho, facilita a sudação (uma colher de sopa para uma chávena, deixando em infusão durante 10 minutos).
De: Christopher Vasey
Do livro Compreender as doenças Graves Editorial Estampa Lda.
Olá pessoal sou muito grato pelas informações que são vital para nossa saúde.
Walter Alves.
Obrigado pelas suas palavras Walter, pode contar com a nossa informação responsável e com o nosso apoio incondicional. Obrigado