A VIDA SEDENTÁRIA
São tão numerosos os benefícios da actividade física que, por si sós, compensariam e suprimiriam, em parte, os efeitos nefastos dos factores de risco.
O dispêndio de energias permite queimar os excedentes da sobrealimentação, activar as funções orgânicas e favorecer a eliminação das toxinas. Mediante a aceleração dos intercâmbios celulares e da circulação sanguínea, os resíduos incrustados nas profundidades dos tecidos são conduzidos aos órgãos excretores, para serem eliminados. O aprofundamento da respiração aumenta consideravelmente o aporte de oxigénio, originando, como consequência, a depuração do terreno.
A modificação profunda do terreno orgânico só é possível através do exercício físico. Como um vento fresco que reaviva as brasas que se encontram sob a cinza, o exercício físico reanima todos os metabolismos, limpando o organismo como se fosse uma corrente de água, transportando o limo acumulado no leito do rio.
Quando se diz “fazer exercício físico”, não devemos pensar apenas nos momentos privilegiados e limitados no tempo durante os quais nos deslocamos aos organismos especializados para uma sessão de ginástica, ou a lugares de desporto, onde praticamos a corrida, o ténis ou o ciclismo.
No decorrer da nossa vida diária, poderemos ser fisicamente muito activos se, em vez de nos deslocarmos de automóvel até ao local de trabalho, fizermos esse trajecto, ou uma parte dele, a pé; se, em vez de tomarmos o elevador, subirmos pela escada; se, em vez de carregarmos o automóvel, formos nós a transportar os nossos sacos de compras; se, em vez de utilizarmos uma batedeira, batermos ou triturarmos manualmente os alimentos.
A falta de tempo, que frequentemente invocamos, não é mais do que uma falsa desculpa, pois o tempo economizado é utilizado pela maioria das pessoas em actividades sedentárias, como, por exemplo, permanecerem sentadas durante horas em frente da televisão, embora por vezes, é certo, também efectuem grandes deslocações… até aos estádios desportivos.
O terreno orgânico só pode modificarse profundamente através do exercício físico.
De: Christopher Vasey
Do livro Compreender as doenças Graves Editorial Estampa Lda.