loader image

O que é a zona?

A zona, também conhecida como herpes zoster, é uma doença infecciosa da pele, caracterizada por uma erupção muito dolorosa que marca o trajecto de um nervo sensitivo. Só sofre de zona, quem sofreu de varicela no passado. As dores causadas por esta doença de pele são espontâneas e tem o efeito de queimaduras.

Magnésio e a zona

O magnésio é essencial para o equilíbrio de todo o organismo e como tal também auxilia na diminuição dos sintomas e tratamento da zona.

Um estudo efetuado por Zhang et.al. publicado em 2011 pela revista Practical Pharmacy and Clinical Remedies, revela que o magnésio tem função na cura de zona (herpes zoster ) e psoríase.

No geral, os sintomas desta afeção são: vermelhidão e bolhas na zona afetada, bem como comichão, dor e sensibilidade na área onde se apresenta a zona. Para além disso, em alguns casos o indivíduo pode sofrer de neuralgia pós-herpética, que é uma dor que continua a existir após os sintomas na pele desaparecerem.

O magnésio atua tanto nos sintomas da zona como na neuralgia pós-herpética.

Em primeiro lugar, o magnésio fortalece o sistema imunitário. Aumenta a produção interna de substâncias de defesa, tais como anticorpos e melhora consideravelmente a atividade operacional dos glóbulos brancos.

A sua ação anti-inflamatória permite atenuar a inflamação da pele e o seu papel no metabolismo do colagénio contribui para a vitalidade da mesma. O magnésio é também importante para o processo de cicatrização dos tecidos.

No caso da dor, diversos estudos demonstram que o magnésio tem uma ação analgésica, sendo útil nas dores e sensibilidade associadas à zona e também na neuralgia pós-herpética. A sua ação relaxante auxilia também na diminuição da dor.

“Evidências do papel do magnésio como analgésico adjuvante contra uma variedade de dores agudas e crónicas tem sido notadas ao longo das décadas. O mecanismo do efeito antinociceptivo do magnésio é explicado principalmente pela sua ação inibitória sobre os receptores NMDA e na sensibilização central.”  (Hyun-Jung Shin, 2021)

Do Livro: Magnésio, o Sal da Vida

Referências: Zyun-Jung, S., Na, H.-S., & Do, S.-H. (2020). Magnesium and Pain.

  1. Brill, P. M. (1 de Novembro de 2002). Efficacy of intravenous magnesium in neuropathic pain. British Journal of Anaesthesia, pp. 711–714.

Relembramos que os resultados que partilhamos no nosso site são acerca do cloreto de magnésio P.A. em sais. Porquê Cloreto de magnésio P.A.? Porque daqui se extrai todas as formas de magnésio que o organismo humano usa nas infinitas ações químicas e biológicas. Outra forma não vai repor o equilíbrio, mas somente restaurar uma carência específica.

Como tomar o Cloreto de Magnésio PA?

Nota: A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte o Aconselhamento Online ou “Há sempre uma solução perfeita na Casa Escola António Shiva®

 

Cloreto de Magnésio PA

Óleo de Magnésio

Loção Canforada

Artigo publicado em Agosto de 2018 e revisto a Janeiro de 2021

Registe-se para receber as nossas novidades no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.