Alimentos

Alimentos para constituições Vata

Os alimentos doces, acres e salgados são bons para as constituições Vata, os amargos, os picantes e os adstrigentes são menos desejáveis porque secam o sistema. Em termos de cereais. o arroz e a aveia bem cozidos são excelentes. O trigo-mourisco cozido, o painço e o centeio são quentes, e por isso mesmo bons. O pão lêvedo não é muito bom porque a fermentação provoca gases. Os cereais cozinhados de fresco são melhores uma vez que o pão se torna seco por acção do forno.
Os vegetais cozidos são preferíveis aos vegetais crus. Os vegetais ásperos e duros, como o aipo, são mais facilmente digeríveis na forma de sumo. As saladas, de alface, agrião, cilantro ou rebentos podem ser ocasionalmente comidas preparadas com um bom tempero de óleo ou azeite. Os tomates crus não são aconselháveis mas. de vez em quando, podem utilizar-se cozinhados desde que se removam as sementes e a pele.
A maior parte dos frutos são bons, excepto aqueles que são naturalmente adstrigentes, tal como os arandos e as romãs. e aqueles que secam como as maçãs (maçãs ou pêras no forno são melhores). Todos os frutos secos são inadequados a não ser quando previamente demolhados em água.
A fruta verde deve ser evitada, especialmente as bananas. porque é adstrigente. As bananas bem maduras são boas porque suavizam o intestino e combatem a obstipação.
O tipo Vata é o único que precisa de proteínas animais porque necessita de proteínas completas. Contudo, a carne animal em demasia enfraquece o aparelho digestivo. Os ovos, o peixe fresco, a galinha. o peru e o veado podem ser utilizados. Os produtos de leite fermentado, tal como o iogurte ou o kefir, podem ser usados uma vez que ajudam a digestão. Os ovos devem ser mexidos com iogurte ou leite, ou escaldados; quando fritos, os ovos não são bons.
As leguminosas são de difícil digestão e o produto resultante do seu metabolismo é o nitrogénio, um gás que aumenta Vata. O feijão mung é o mais fácil de digerir. As leguminosas podem ser cozinhadas com açafrão, cominhos ou sementes de coentro para estimular a digestão. Também podem ser cozinhadas com gengibre ou alho. Se as leguminosas ficarem demolhadas durante uma hora e depois forem retiradas, tendem a produzir menos gases. Golpear as ervilhas e as lentilhas torna-as mais fáceis de digerir, já que uma maior superfície ficará exposta à cozedura.
As amêndoas são muito boas, mas devem ser demolhadas de um dia para o outro e peladas. Outras sementes e oleaginosas devem ser transformadas em leite ou manteiga para que não sejam tão concentradas. Os alimentos demasiado concentrados resistem à acção dos sucos digestivos.
Todos os óleos são bons para os tipos de Vata, especialmente o azeite e os óleos de amêndoa e de sésamo. Os óleos de coco e de sésamo podem ser usados para o cabelo e para a pele.
Alguns doces reduzem Vata; malte de cevada, o malte de arroz. o mel ou o melaço podem ser usados. O uso de doces em demasia aumenta Vata. Todo o tipo de condimentos, especialmente alho e gengibre, pode ser ingerido pelos tipos Vata em pequenas quantidades. Eles tendem a usar condimentos picantes em excesso para melhorar a digestão, por isso devem ser utilizados com cuidado. A pimenta-de-caiena, o cardamomo, o caril e o açafrão são quentes e auxiliam a digestão. A erva-doce, o endro e o anis são bons para os gases.

Alimentos para constituições Pitta

Os tipos Pitta devem evitar o acre, o salgado e o picante, mas deveriam usar o doce, o amargo e o adstrigente. A carne, o álcool e o sal devem ser especialmente evitados porque aumentam o ardor e a agressividade. Os cereais, a fruta e os vegetais devem constituir a maior parte da dieta do Pitta. A cevada é o melhor cereal para os tipos Pitta porque é refrescante e seco e ajuda a reduzir o excesso de ácido no estômago. O arroz e a aveia também são bons. O trigo mourisco, o painço e o centeio podem ser muito quentes, mas podem ser usados às vezes. O pão lêvedo não é bom devido à acidez produzida durante a fermentação, mas o pão não fermentado é óptimo. A maioria dos vegetais são benéficos para os tipos Pitta, excepto os vegetais ácidos como o tomate e vegetais picantes como o rabanete. A
beterraba, a cenoura e o rábano são bons para o fígado.
Os tipos Pitta devem comer frutos doces e evitar frutos ácidos como a laranja, o limão, a lima, o ananás e a romã.
A carne não é recomendada para as pessoas Pitta, mas o peixe fresco bem como a carne de peru, coelho ou veado são aceitáveis de vez em quando.
As leguminosas devem ser comidas com moderação devido à sua acidez, mas o feijão mung, o tofu, as lentilhas pretas e as ervilhas tortas e o grão-de-bico são óptimos. As lentilhas são muito quentes.
As nozes e sementes são demasiado quentes e oleosas, exceptuando o leite de coco, que é refrescante.
Os produtos lácteos doces como o leite, o ghee* e os queijos sem sal são melhores. O iogurte pode ser aromatizado com canela ou com coentros.
Os doces são mais bem tolerados por tipos Pitta do que por outros tipos. Contudo, o melaço é quente, e o mel também pode ser quente se for usado em demasia. Só os condimentos frios como a erva-doce e o endro devem ser usados; o cardamomo, a canela e o açafrão podem ser usados ocasionalmente.

Alimentos para constituiçóes Kapha

Os tipos Kapha necessitam de se concentrar em alimentos amargos, picantes e adstrigentes, para tonificar o corpo e a mente, e deveriam evitar os sabores doces, acres e salgados. Os alimentos ricos em gorduras e os produtos lácteos são os piores alimentos para essas pessoas. Precisam menos de cereais do que os outros tipos, mas os cereais quentes e secos como o trigo-mourisco e o painço são-lhes mais aconselháveis. A cevada, o arroz e o milho também são benéficos. O pão é melhor em torradas ou seco. Todos os vegetais são bons para os tipos Kapha, excepto o tomate e os vegetais muito acres. As folhas de vegetais verdes são preferíveis às raízes. Os vegetais cozidos no vapôr ou salteados são mais facilmente digeríveis que crus, embora possam ser assim comidos ocasionalmente. Os frutos muito doces ou muito ácidos devem ser evitados, bem como quaisquer frutos extremamente sumarentos. As frutas secas são boas, e
também a romã, a manga, a maçã, a pêra, o damasco e o pêssego o são.  As pessoas Kapha raramente necessitam de carne, mas podem comer peixe fresco, ovos, carne de aves ou de veado grelhada. As leguminosas são melhores para os tipos Kapha do que a carne, mas não precisam de muitas proteínas. As leguminosas fortes como a soja, o feijão encarnado e as lentilhas pretas devem ser evitadas.
As oleaginosas e sementes também devem ser evitadas uma vez que são demasiado oleosas. O mesmo é válido para a maioria dos óleos, excepto para os de amêndoa, milho, açafrão ou girassol ocasionalmente usados.
Os produtos lácteos não são particularmente bons, como anteriormente mencionámos, embora os produtos de leite de cabra sejam melhores que os de leite de vaca.
Os doces devem ser evitados uma vez que aumentam Kapha. Todos os condimentos podem ser usados excepto o sal; o gengibre e o alho são especialmente bons.

Outros tipos

Os tipos Vata-Pitta devem seguir uma dieta controladora de Vata durante o período do Outono e lnverno e uma dieta de controlo de Pitta durante a Primavera e o Verão quando Pitta está mais forte. Devem evitar especialmente os alimentos condimentados e picantes.
Os tipos Pitta-Kapha devem usar uma dieta controladora de Pitta a partir do final da Primavera até ao início do Outono e uma dieta controladora de Kapha a partir do final do Outono até ao início da Primavera. Os sabores amargos e adstrigentes são mais aconselháveis para estes tipos.

Os Vata-Kapha devem controlar Vata no Verão e no Outono e Kapha no Inverno e na Primavera. Uma vez que tanto Vata como Kapha são frios e precisam de calor, devem usar sabores acres, salgados e picantes em vez de doces, amargos e adstringentes.
Estes tópicos são apenas guias gerais, e têm de ser adaptados ao gosto individual e temperamento de cada um. Embora os indivíduos possam ser caracterizados do ponto de vista do seu metabolismo, existem muitas diferenças em cada tipo.

Do livro: Manual Completo de Medicina Natural, de Marcia Satrck

Postado por: Isabel Pato

Artigos relacionados

Holler Box

Pin It on Pinterest

Shares
Share This