A principal função do ferro é combinar-se com as proteínas e o cobre para produzir hemoglobina.

A hemoglobina transporta oxigénio no sangue dos pulmões para os tecidos. O ferro é também necessário para a forma­ção de mioglobina*, que se encontra nos tecidos musculares. A mioglobina fornece oxigénio às células musculares para permitir a contração dos músculos.

O equilíbrio de cálcio, ferro e fósforo é importante. O excesso de fósfo­ro impede a absorção do ferro. Além disso, a falta de ácido hidrocorico, a ingestão de álcalis e uma grande ingestão de café e chá interferem com a absorção de ferro.

As proteínas promovem a absorção de ferro, visto que certos aminoácidos tendem a combinar-se com o ferro, ajudando a transportá-lo para o sistema. A absorção do ferro desta forma é maior que aquela que ocorre com o ferro na forma de iões livres.

Os suplementos de ferro combinado são usados, por isso, no tratamento de anemias provoca­das por deficiências de ferro.

O ferro é igualmente absorvido com mais eficácia a partir de produtos animais do que de alimentos vegetais.

Con­tudo, está a tornar-se comum encontrar deficiências deste mineral em plantas, devido a solos esgotados. As plantas com deficiências de ferro apresentam folhas descoradas e amareladas.

Além do ferro, também o cobre é necessário à produção de sangue, bem como o manganésio e níveis adequados de proteínas, cálcio, vitami­na E, vitamina C e várias vitaminas do complexo B, particularmente a B-12 e a B-6.

A deficiência de ferro mais comum é a anemia em que a quantidade de hemoglobina nos glóbulos vermelhos é reduzida e as células se tornam mais pequenas. Os sintomas desta anemia são a fadiga, a palidez, dificul­dades respiratórias e uma diminuída resistência à doença.

Os alimentos ricos em ferro incluem a carne de órgãos animais, a car­ne de vaca e de borrego, o peixe, as algas marinhas (especialmente a dulse), o suco de erva-do-campo, o melaço, os ovos, a beterraba, a couve roxa e outros vegetais vermelho-escuros como a acelga vermelha, e frutos como a cereja, o figo, a ameixa e vegetais de folhas verdes. Ervas como a folha de urtiga, o labaçol amarelo e a raiz de bardana são especialmente ricas em ferro. Estas podem ser preparadas em chás.

mioglobina* – https://pt.wikipedia.org/wiki/Mioglobina

 

Pin It on Pinterest

Shares
Share This