Metionina

A metionina é um membro dos lipotrópicos. que inclui a colina, o inositol e a betaína. A sua função principal como lipotrópico é impedir o excesso de acumulação de gorduras no fígado. Ao aumentar a produção de lecitina no fígado, a metionina ajuda a impedir a formação de colesterol.

Os outros aminoácidos que fornecem enxofre – a cisteína, a cistina e a taurina – podem ser produzidos no organismo desde que exista um consumo em quantidades adequadas do aminoácido essencial metionina. Muitos vegetais e legumes são pobres em metionina e devem ser combinados com cereais, sementes ou oleaginosas para poderem fornecer este aminoácido.

Uma forma de conservar a metionina é através de uma fonte dietética de colina de modo a que a metionina não seja necessária para a síntese de colina. A melhor fonte de colina é a lecitina.

Taurina

A taurina, produzida a partir da metionina, ajuda a estabilizar a excitabilidade das membranas com importância nos ataques epiléticos. Foi levada a cabo alguma investigação para determinar se a taurina é melhor no controlo da epilepsia do que certas drogas como o Dilatin e o Phenobarbital. O Dr. André Barbeau, um médico de Montreal, conseguiu reduzir os ataques em 12 epiléticos usando um tratamento à base de taurina e zinco. Os ataques foram eventualmente eliminados, embora os pacientes ainda tomem regularmente os seus medicamentos. Em 1974, foi descoberta uma doença hereditária fatal que causava uma grave depressão mental e outros sintomas mentais e nervosos, entre os membros de uma família Britânica. Seis membros morreram dessa doença ao longo de três gerações sucessivas. Os médicos canadianos descobriram que todos eles apresentavam níveis abaixo do normal do aminoácido taurina no sangue. Não foram descobertos outros defeitos exceto a fraca absorção nos intestinos e quantidades elevadas de gordura nas fezes. Isto sugere que a carência de taurina pode estar relacionada com doenças em que os alimentos não são absorvidos normalmente.

Do livro: Manual Completo de Medicina Natural, de Marcia Starck

Postado por: Isabel Pato

Artigos relacionados

Holler Box

Pin It on Pinterest

Shares
Share This