REGIMES DIETÉTICOS

Dietas

No espectro dos alimentos naturais, existem muitos tipos de dietas. Algumas são estritamente vegetarianas (eliminação de carnes, incluindo o peixe). Uma dieta lacto-vegetariana conta com oleaginosas, sementes, tofu (queijo de soja) e outros produtos de soja pelas suas proteínas. Uma dieta natural não vegetariana pode incluir peixe e aves de criação ou outro tipo de carne biológica.
Outra distinção nas dietas vegetarianas é entre aquelas que recomendam maioritariamente alimentos crus e aquelas que utilizam maioritariamente alimentos cozinhados. As dietas de alimentos crus são muito populares em climas quentes onde há grande abundância de fruta e vegetais frescos e a temperatura do corpo é capaz de se manter sem alimentos quentes cozinhados. Também são utilizadas por aqueles que fazem dietas de limpeza ou que se preparam para jejuar, ou por aqueles que têm qualquer doença grave e necessitam de fazer uma dieta leve, eliminando as proteínas.

Alimentos crus

Os entusiastas das dietas de alimentos crus dizem que as enzimas desaparecem no processo de cozedura, tornando assim os nutrientes menos aproveitáveis. Não acreditam em comer cereais porque estes formam mucos no sistema, o que pode reduzir a entrada de oxigénio nos pulmões.
Os cereais contêm uma alta concentração de amido e sais minerais. Quando submetidos ao calor, esses minerais tornam-se insolúveis e podem ser depositados nos tecidos. Além disso, os cereais não germinados favorecem a formação de ácidos no organismo. Para substituir os cereais cozinhados, recomendam-se os tubérculos ou abóbora cozinhados.

Os alimentos também não devem ser comidos frios. Devem ser retirados do frigorífico e expostos ao sol para absorverem a radiação solar. Alguns investigadores acreditam que as enzimas presentes nos alimentos crus continuam a actuar em conjunto com as enzimas digestivas no estômago.
Nos intestinos, as enzimas vegetais ajudam a desintoxicar a flora intestinal e a normalizar o nível de bactérias no cólon. Isso reduz o número de bactérias produtoras de doenças. A Drª Ann Wigmore tornou-se famosa pelo seu método de tratamento de doenças através do uso de alimentos crus e sumo de erva-de-ponta. Ela fundou o Hippocrates Health lnstitute (com uma sede em Boston e outra em San Diego) onde os pacientes aprendem a cultivar rebentos e a fazer sumos de alimentos crus – e escreveu vários livros, incluindo Why Suffer (Hippocrates lnstitute. 1964). que aborda a descoberta da erva-de-ponta e o seu efeito na saúde. Muitas pessoas atribuem às dietas de alimentos crus com muitos sumos de vegetais a capacidade de cura do cancro e outras doenças mortais.

Do livro: Manual Completo de Medicina Natural, de Marcia Starck

Postado por: Isabel Pato

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This