O sódio encontra-se predominantemente nos fluidos orgânicos extra celulares.

A restante quantidade encontra-se nos ossos. Juntamente com o potássio, o sódio uniformiza o fator ácido/alcalino no sangue e ajuda a regular o equilíbrio de água no organismo. O sódio e o potássio estão também relacionados com a contração e expansão dos músculos e a estimulação nervosa.

O sódio mantém a solubilidade dos outros minerais do sangue, de mo­do que não se depositem na corrente sanguínea. Atua com o cloro para melhorar a saúde da linfa e do sangue e é necessário para a produção de ácido hidroclorídrico no estômago.

O sódio é absorvido no intestino delga­do e no estômago e depois filtrado e transportado pelo sangue até aos rins. O excesso é eliminado na urina.

A hormona adrenal aldosterona regu­la o metabolismo do sódio.
Os excessos de sódio são muito mais facilmente descobertos que as deficiências.

O excesso pode causar uma anormal retenção de fluidos acompanhada de tonturas e tornozelos, pernas e rosto inchados. O ex­cesso contribui igualmente para o aumento da tensão arterial.

As dietas pobres em sódio são importantes, particularmente eliminando o sal de mesa e substituindo-o por temperos de ervas sem sal (por exemplo: Bio-sal, a mistura de ervas da Suíça que incluí vários compostos de potássio: o tem­pero mineral do Dr. Bonner; o Veg-lt, o tempero vegetal com baixo teor de sódio: e o Tempero Mar-Terra de Wachter, um tempero delicioso com alho, pimento verde, vários vegetais e especiarias, mas sem sal). O molho de soja, o tamari (molho de soja fermentado naturalmente) e a sopa de miso são ricos em sódio.

Quando uma deficiência de sódio ocorre, pode causar gases intesti­nais, perda de peso, vómitos e diminuição muscular. A conversão de hidratos de carbono em gorduras para a digestão é prejudicada quando o sódio está ausente.
Os alimentos equilibrados ricos em sódio incluem as algas marinhas, como a dulse. a hijiki, a arame, a nori, a wakame. a kombu e a kelp e o marisco.

Manual completo da medicina tradicional – Marcia Stark

 

Pin It on Pinterest

Shares
Share This