O Triptofânio está relacionado com o neurotransmissor no cérebro chamado serotonina. A serotonina requer vários compostos para a sua síntese no nosso organismo- oxigénio, ferro, B6 e tripofânio. Alguns investigadores usaram suplementos de tripofânio para manipular os níveis de serotonina no tratamento de depressão e perturbações do sono. Muitos dos estudos levados a cabo relacionaram os níveis de triptofânio no sangue com o humor e a depressão. Nestes incluem-se estudos com mulheres em períodos pós-menopausa e pós-parto. O triptofânio era comparado com vários antidepressivos – Tofranil, Elavil e Endep. Os grupos a que se administrava o triptofânio resistiam melhor durante um período de seis meses; o grupo tratado com drogas manifestava maior tendência para recaída.

Visto que o neurotransmissor serotonina desempenha um papel da maior importância na indução do sono, utilizou-se triptofânio para induzir sono e reduzir o tempo necessário para adormecer. O triptofânio é também usado no tratamento de pacientes de enxaqueca que têm um nível de serotonina abaixo do normal. especialmente durante os ataques de enxaqueca. Também tem sido usada para defender o sistema imunitário, já que ajuda a formar anticorpos no sangue que protegem o organismo contra substâncias estranhas.

O recente problema com o triptofânio, que começou no Verão de 1989, diz respeito aos efeitos colaterais sofridos por muitos daqueles que usavam este aminoácido. Uma doença dolorosa do sangue, conhecida como síndrome eosinofilia-mialgia, leva a um aumento anormal dos glóbulos brancos e causa graves dores musculares. A doença foi relatada em 43 estados pelo Centro de Controlo de Doenças. Em Abril de 1990, os investigadores federais conseguiram determinar a causa da perturbação ligada a uma empresa específica e a um contaminante nos seus produtos. Essa empresa era a Showa Denko, um dos maiores produtores de produtos químicos do Japão. Embora todos os seus produtos tenham sido retirados do mercado, as entidades sanitárias federais recomendam a todos os norte-americanos a cessação do uso de tripofânio.

Do livro: Manual Completo de Medicina Natural, de Marcia Starck

Postado por: Isabel Pato

Artigos relacionados

Holler Box

Pin It on Pinterest

Shares
Share This