A riboflavina –  Vitamina B-2, faz parte de um grupo de enzimas relacionadas com a decomposição e utilização dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas. Ela atua com enzimas na utilização do oxigénio a nível celular. Juntamente com a vitamina A, é necessária a uma boa visão, e desempenha um importante papel na prevenção de cataratas. A riboflavina fornece também algum alívio a crianças que sofrem de eczema.

A deficiência em riboflavina é a deficiência vitamínica mais comum nos Estados Unidos. Ela pode resultar de dietas pobres e de dietas restritivas devido a problemas digestivos como as úlceras ou a diabetes e problemas de açúcar no sangue.

Os sintomas de deficiência de vitamina B-2 são o aparecimento de pequenas úlceras no canto da boca e no lábio inferior; língua vermelha e gretada; fadiga ocular; vista inflamada; dilatação da pupila; e sensibilidade à luz. Uma forte deficiência pode causar igualmente certo tipo de cataratas.

As grandes fontes naturais de vitamina B-2 incluem o fígado, a língua e outros órgãos animais, o germe de trigo, os cogumelos, os cereais integrais e os vegetais de folhas verdes.

Do livro: Manual Completo de Medicina Natural, de Marcia Starck

Postado por: Isabel Pato

Pin It on Pinterest