loader image

LÍNGUA

PRAZER E ARTICULAÇÃO DA EXPRESSÃO

A língua exerce importante função na mastigação e na articulação da palavra. É um órgão gustativo responsável pela identificação do paladar. É um órgão erógeno por meio do qual se experimentam as sensações de prazer e sensualidade durante envolvimento afetivo. É graças a ela que experimentamos os sabores agradáveis, formando o senso de gostoso e de ruim.

Melhor dizendo: a seleção do que aceitamos ou não que penetre em nosso interior. A língua também participa da expressão, ajudando a articular o som e produzir as palavras que exprimem as idéias e os nossos sentimentos.

Metafisicamente a língua é um referencial da verbalização: da maneira como falamos com as pessoas, da forma como damos uma notícia ou ainda do assunto que escolhemos para participar de uma conversa. Assim sendo, quando perdemos a apreciação das coisas que nos cercam, não temos prazer em mais nada e ainda criticamos tudo, podendo apresentar algum tipo de alteração na língua.

Outra condição emocional que pode alterar a língua é a reprovação daquilo que dissemos. Vejamos alguns problemas da língua:

Língua presa

Este estado pode afetar a fala e interferir na mastigação. Esta anomalia ocorre nas pessoas que são bloqueadas na apreciação do prazer ou reprimidas na expressão verbal, apresentando dificuldade em falar o que pensam.

Morder a língua

Morder a língua não é considerado um problema que cause maiores preocupações ou cuidados especiais, entretanto provoca certo desconforto para falar e comer. A causa mais comum que nos leva a cometer esse ato de agressividade é estarmos falando de algo sobre o qual decidimos não mais colocar a nossa opinião. Nesse caso, morder a língua é uma forma de nos recriminarmos por algo que estamos falando. Outra causa um pouco rara que pode nos levar a essa auto-agressão ocorre quando estamos passando por alguma fase triste da vida e não acreditamos que o prazer e a alegria sejam direitos nossos em virtude das circunstâncias graves ou tristes.

Morder a língua também é uma forma de autopunição por estarmos tendo emoções que julgamos não serem apropriadas à situação.

Glossite/ Inflamação da língua

Ocorre quando a pessoa está queimando de raiva por pequenas coisas que não lhe agradam em alguém que faz parte das suas relações pessoais ou profissionais. Nega-se a falar a esse respeito para não agredir verbalmente o outro, ou causar qualquer tipo de atrito que venha a prejudicar o seu relacionamento, ou quebrar a harmonia do ambiente, desencadeando com isso uma situação indesejável.

Passa a viver uma desarmonia interior, ficando frequentemente aborrecida e exaltada, deixando com isso de sentir os prazeres que fazem parte dos envolvimentos com as pessoas do meio. Os atritos internos provocados pela não-verbalização das pequenas coisas que irritam profundamente, além de provocarem o quadro inflamatório, também vão minando a relação e reduzindo o prazer da companhia. A recusa de falar para não comprometer o envolvimento é em vão, porque piora ainda mais a relação.

Outra circunstância que pode causar a glossite ocorre quando a pessoa não está recebendo o prazer que gostaria ou esperava, e isso a deixa exaltada, porém essa exaltação não é expressa. Essas pessoas são vítimas de carinhos indesejáveis. Por mais que elas falem que não gostam de ser tocadas numa região do corpo, seu parceiro insiste em tocá-la justamente ali. Geralmente são áreas em que sentem cócegas. As cócegas representam uma defesa para a pessoa não se sentir invadida em sua intimidade. Isso já não ocorre durante uma relação mais íntima, pois as suas defesas são abertas, porque permitiu incluir o outro em sua intimidade. Porém, se a pessoa não der abertura, permanecerá sentindo cócegas toda vez que for tocada.

O que a irrita nesse caso não é o fato de ser tocada em alguma região do corpo, mas sim aquilo que se tem mal resolvido em relação a uma parte do corpo. Um fato curioso é que os locais onde é instalado o desconforto parecem instigar os outros a tocá-lo. Geralmente a região do corpo mais afetada pelas cócegas são as axilas e a parte côncava dos pés. Estas representam os sentimentos mais íntimos.

Do Livro METAFÍSICA DA SAÚDE , VOL. 1 Sistemas Respiratório e Digestivo, VALCAPELLI & GASPARETTO

Postado por Elisabete Milheiro

Registe-se para receber as nossas novidades no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.