loader image

Efeitos Neuroprotectores do Resveratrol

Efeitos Neuroprotectores do Resveratrol

Nas patologias neurodegenerativas, o processo patológico subjacente é semelhante e está ligado a vias importantes do processo de envelhecimento. Não é, portanto, surpreende que o resveratrol exiba características neuroprotectoras através das suas propriedades anti-mielogénicas, -inflamatórias e -oxidantes.

Dado que cérebro é um órgão muito susceptível ao stress oxidativo por possuir uma elevada taxa de consumo de oxigénio, elevadas quantidades de ácidos gordos passíveis de sofrer peroxidação lipídica, baixa capacidade de regeneração e quantidade de substâncias anti-oxidantes, as ERO estão presentes em elevada quantidade, podendo aumentar a produção da proteína β-amilóide e, consequentemente, originar condições de stress oxidativo.

Assim, os radicais livres parecem desempenhar um papel importante no envelhecimento do sistema nervoso, sendo a doença de Alzheimer uma das patologias neurodegenerativas que se pensa ser influenciada pelo envelhecimento. A produção do péptido β-amilóide e os agregados de fibrilhas amilóides são os alvos terapêuticos no combate a esta doença.

Tendo em conta que o stress oxidativo acelera a progressão da doença, a utilização de anti-oxidantes poderá ser considerada uma abordagem terapêutica oportuna na prevenção de danos neuronais.

Como referido anteriormente, o resveratrol possuí fortes propriedades anti-oxidantes, não só por actuar como um sequestrador de radicais livres mas também por suprimir a produção de radicais livres, protegendo os neurónios de danos oxidativos. Possui, ainda, capacidade de reduzir a citotoxicidade provocada pelos péptidos β-amilóides, melhora as respostas glial, inflamatória e oxidativa, in vitro, protege as células da morte celular e acumulação de ERO e suprime uma das vias de produção da proteína β-amilóide, reduzindo a sua produção. Além disso, o resveratrol prolonga a síntese do péptido β-amilóide, em culturas de neurónios.

Vários relatos demonstram que a inflamação que ocorre no sistema nervoso central desencadeia a libertação de mediadores pró-inflamatórios e inflamatórios como as ERO, as espécies reactivas de azoto, citoquinas e neurotransmissores, conduzindo,
eventualmente, à inflamação de neurónios e morte celular.

Assim sendo, de acordo com as características anti-inflamatórias do resveratrol, este previne os efeitos pró-inflamatórios do péptido β-amilóide, em macrófagos, reduz a activação microglial relacionada com a deposição amilóide, reduz a activação dos factores de transcrição NF-κB e JNK, a isquemia cerebral induzida e a regulação da COX-2.

Resumidamente, o resveratrol é responsável por diminuir toda a resposta neuroinflamatória associada à doença de
Alzheimer, melhorando os prejuízos de memória e aprendizagem.
No que respeita aos efeitos anti-miloidogénicos, verificou-se que o resveratrol diminuiu a quantidade de proteína β-amilóide produzida, sua agregação e acumulação, e destabilização de neurofibrilas, abrandando a progressão da neurodegeneração. Além do mais protege os neurónios da neurotoxicidade e apoptose induzidas pelo péptido βamilóide, in vitro. A sua acção não se verifica ao nível da produção mas, sim, a nível da promoção da libertação proteolítica do péptido.

De acordo com todos estes efeitos, o resveratrol poderá ser uma molécula com acções promissoras na doença de Alzheimer melhorando as capacidades de memória e aprendizagem que com a evolução da doença se vão degradando cada vez mais.
Em conclusão, na doença de Alzheimer, o resveratrol promove a eliminação do péptido β-amilóide, reduz o stress oxidativo e morte dos neurónios, sendo uma ferramenta promissora no desenvolvimento de novos fármacos. Além disso, é uma molécula não tóxica, possui uma boa relação custo-eficácia e está amplamente disponível.

Fonte: O RESVERATROL COMO MOLÉCULA ANTI-ENVELHECIMENTO, Andreia Catarina Lopes Alves,  Faculdade de Ciências e Tecnologias da Saúde da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2015

Nota: A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte o Aconselhamento Online ou “Há sempre uma solução perfeita na Casa Escola António Shiva®

Registe-se para receber as nossas novidades no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.