Estudos acerca do Óleo de Krill
O óleo de Krill é um suplemento fonte de antioxidantes poderosos, ácidos gordos ómega-3 e fosfolípidos derivados dos pequenos crustáceos apanhados em grande quantidade nas águas a sul do antárctico. Os defensores do óleo de Krill, afirmam que este é essencialmente uma forma superior de ómega-3. O Krill contém um antioxidante de cor vermelha único, chamado astanxantina (astaxanthin), e são também ricos em fosfolípidos, que ajudam a emulsionar os ácidos gordos e a melhorar a sua absorção e retenção.
Estudos sobre Obesidade
Um estudo apresentado no “Journal of Nutrition” acerca de uma pesquisa conduzida num grupo de ratos obesos descobriu que o óleo de Krill (Oprovocou uma redução de 42% da gordura (triglicerídeos) acumulação no coração dos ratos do estudo. O óleo de peixe apenas levou a uma declinação marginal dos lípidos no coração de 2%.
Quando os autores do estudo examinaram o fígado desses animais, descobriram uma redução de 60% da gordura no fígado, em oposição a 38% no fígado dos animais alimentados a óleo de peixe. A normalização do conteúdo de gordura do no coração e fígado, indica potenciais benefícios para o sistema cardiovascular e uma melhoria na sensibilidade á insulina, que pode ser comprometida em casos de fígado gordo. Para além disso, os ratos do grupo do óleo de Krill mostraram mudanças positivas associadas a uma redução da “resposta inflamatória”. (1,2)
Estudos sobre Cancro
Um estudo datado de 2008, demonstrou benefícios anti-cancro e cardiovasculares da suplementação de óleo de Krill. Nesses testes, os ratos que foram alimentados com óleo de Krill mostraram perda de peso e uma descida dos níveis de LDL “o mau” colesterol, colesterol total e triglicerídeos.
Os cientistas também testaram o óleo de Krill num modelo “in-vitro” de cancro do cólon. Os cientistas concluíram que, “O tratamento das células de cancro do cólon com o óleo de Krill também resultou numa inibição dependente do tempo do crescimento da célula”.
Estudos sobre doença cardíaca
Em 2007, um artigo foi publicado no “Journal of the American College of Nutrition”. 90 participantes com doença cardíaca e/ou artrites (osteo ou reumatóide) com níveis elevados de CRP (C-reactive protein) receberam óleo de Krill ou placebo por um período de 30 dias. O CRP é uma medida de inflamação no organismo. A partir do 7º dia de tratamento com óleo de Krill (300 mg dia), houve uma diminuição de 19% dos níveis de CRP. O grupo do placebo exibiu um aumento de 16% do CRP. Pelo dia 30 do tratamento, houve uma redução de 31% do CRP no grupo do óleo de Krill e 32% de aumento no grupo do placebo. Nos pacientes artríticos, houve uma melhoria significativa na dor e nível de rigidez e uma mudança para uma “redução da incapacidade funcional”.
Em 2003 um estudo realizado com 70 mulheres com TPM e dismenorréia (menstruação dolorosa), descobriram que as mulheres que tomaram óleo de Krill por um período total de 90 dias demonstraram uma redução do desconforto, dor e sintomas emocionais relacionados com a TPM. Esta experiência comparou doses semelhantes de óleo de Krill vs. Óleo de peixe – 2 gramas por dia durante os primeiros 30 dias e depois 2 gramas por dia por 8 dias antes da menstruação e durante os primeiros 2 dias do período menstrual.(5)
Um estudo realizado em humanos em 2004, é talvez a prova mais evidente que suporta a ligação entre o óleo de Krill e a saúde cardiovascular.Acredita-se que a inflamação crónica é um importante factor contributivo para o desenvolvimento de muitos tipos de cancro e doenças cardiovasculares.
Esse estudo produziu uma profunda mudança positiva nos factores de risco cardiovascular, num grupo de 120 voluntários. A dose inicial de 500 mg por dia reduziu os níveis de açúcar do sangue, LDL, Colesterol total e triglicerídeos, e subiu os níveis de colesterol benéfico HDL dos participantes. Os homens e mulheres que receberam óleo de peixe não tiveram resultados próximos disso sequer. (6)
Composto por:
Elisabete Milheiro
Fonte: https://www.musculacao.net/tudo-acerca-do-oleo-de-krill/
Excelente texto sucinto e objetivo esclarecendo ao leitor o que o óleo de krill e suas aplicações parabéns
Olá Maria, gratos pelo seu comentário.