O Cogumelo do Sol no tratamento do Cancro
O Cogumelo do Sol, ou Agaricus blazei Murill, entre outros nomes populares, é um cogumelo medicinal comestível, usado tradicionalmente para tratar uma vasta gama de doenças, incluindo o cancro e a hepatite crónica. Foi recentemente demonstrado que tem fortes propriedades imunomoduladoras, o que levou ao aumento do interesse científico.
Num estudo publicado na Revista Scandinavian Journal of Immunology, Effects of the Medicinal Mushroom Agaricus blazei Murill, foi demonstrado que o cogumelo do Sol tem propriedades imunomoduladoras bem caracterizadas. O cogumelo parece ativar o ramo do sistema imunológico que estimula a anti-infecção e os efeitos anti-tumorais. Ele prolonga a vida e protege contra os efeitos secundários da quimioterapia em pacientes com cancro.
Provoca a regulação positiva de genes envolvidos na sinalização celular, ciclo e regulação da transcrição, que estão relacionadas com os efeitos anti-cancerígenos.
No entanto, há uma enorme diferença na magnitude dos efeitos biológicos entre os diferentes extratos do cogumelo, o que provavelmente é dependente da fonte e processo de fabrico do extrato. Os autores acreditam que a evidência é suficiente para justificar mais testes sobre o Cogumelo, tanto como terapia complementar como adjuvante do cancro; e também no tratamento de pacientes com grave resistência a múltiplos antibióticos.
Nota: A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte o Aconselhamento Online ou “Há sempre uma solução perfeita na Casa Escola António Shiva®“