VITILIGO
O vitiligo é um problema de despigmentação da pele. Caracteriza-se por manchas brancas de tamanho e formas diversas. À parte a descoloração, a pele é perfeitamente normal.
PROBLEMAS DE PELE
Bloqueio físico
A pele, invólucro exterior do corpo, é constituída por uma camada profunda (a derme) e uma camada superficial (a epiderme). É, pois, a protecção do corpo e exerce contacto permanente com o mundo exterior.(…)
Bloqueio emocional
A pele tem, em geral, uma relação com a valorização da pessoa face ao exterior. Sendo o invólucro do corpo, representa a imagem que o ser humano tem de si próprio. A pessoa que quer saber que imagem tem de si mesma só tem de descrever a sua pele. Exemplo: uma pele macia significa Considero-me doce.(…)
Todos os problemas de pele têm ligação com a vergonha vivida pela pessoa afectada face a si mesma. Dá demasiada atenção ao que os outros podem pensar dela, bem como aos seus juízos. Não se permite suficientemente ser ela própria e rejeita-se com facilidade. Sente-se muitas vezes atingida na sua integridade. É também uma pessoa muito sensível ao que se passa no exterior, que se deixa com demasiada facilidade tocar pelos
outros (no sentido figurado) e que tem dificuldade em se amar tal como é.
Quando o problema de pele é acompanhado de pus, isso significa que alguém ou alguma coisa te cheira mal, ao ponto de provocares esse problema para te afastares. Um problema de pele sério é também um excelente meio de afastar os outros. A pele ajuda a tomar contacto com os
outros, mas pode também ser um meio para não ter contacto. A pessoa pode ter tal vergonha daquilo que é ou do que poderia ser, que recusa ligar-se a outrem e utiliza o seu problema de pele como desculpa. Torna-se intocável. Desejaria criar uma pele nova, isto é, mudar completamente.
Quando a pessoa tentou, sem êxito, aproximar-se de alguém e alimenta depois muito rancor e ódio, pode criar um cancro da pele.(…)
Se o problema afecta apenas a parte superficial da pele (ex. VITILIGO), a pessoa afectada vive uma separação difícil, uma perda de contacto ou de comunicação. Sente-o como uma rejeição ou como uma ruptura definitiva. É o género de pessoa que quer salvar os outros, sobretudo os membros do sexo oposto.
A parte do corpo afectada representa o domínio em que o problema é vivido. (Ex.: na face: medo de perder a face.) (…)
Bloqueio mental
Sendo a pele um órgão muito visível para ti e para os outros, quanto mais o problema se mostra e te incomoda, mais indica que a tua maneira de pensar e as tuas crenças a teu respeito te incomodam e que é urgente examiná-las. Para refazeres a tua própria imagem, sugiro que disponhas de tempo para anotar as tuas melhores qualidades e, após teres feito a lista, lhe acrescentes mais uma em cada dia. Pede aos outros que te ajudem se sentires dificuldade.
Recebes a mensagem importante de te permitires o direito de seres humano, com as tuas fraquezas, os teus limites e os teus medos, sem achar, no entanto, que nada vales. Tens o direito de tomar uma decisão para salvares a tua própria pele sem te acusares, ainda que essa decisão não convenha àqueles que amas. O teu valor vem da qualidade do teu coração, da pessoa especial que és no mais íntimo de ti e não do que se
passa no mundo físico.
Do livro: Bourbeau L. O teu corpo diz “ama-te”: A metafísica das doenças e do mal-estar. Cascais: Pergaminho; 2002.
Nota: A informação contida nesta página, não substitui a opinião de um técnico de saúde. Para um acompanhamento mais personalizado contacte o Aconselhamento Online ou “Há sempre uma solução perfeita na Casa Escola António Shiva®“